metropoles.com

É tudo macarrão? Conheça os 10 principais tipos de massas

A cozinha italiana tem dezenas de formatos de massas, cada uma com sua peculiaridade. Conheça os principais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
massas
1 de 1 massas - Foto: Unsplash

Já é de conhecimento geral que o macarrão não é uma invenção italiana, mas, pessoalmente, isso não faz qualquer diferença. Ao meu ver, essa massa é deles! Com o passar dos anos, as pessoas levaram essa mistura de farinha de trigo hidratada com água ou ovos a outro nível, com mais de 300 tipos e formatos. A maioria delas tem suas particularidades e combinam com diferentes molhos e harmonizações. Obviamente não vou cansar vocês com todos os tipos, mas os mais comuns aparecerão aqui. Confira!

Espaguete

É tão famoso que chega a ser sinônimo de macarrão. Trata-se da massa mais comum nas mesas. Longa e cilíndrica, possui diferentes numerações (quanto maior, mais grosso) e combina melhor com molhos líquidos, mas não muito cremosos e encorpados. Ele é ideal para os tradicionais molhos sugo, de tomate, pesto e semelhantes. O mais tradicional, eu diria, é o spaghetti al pomodoro basilico, ou, em bom português, espaguete ao molho de tomate e manjericão. Simples e maravilhoso.

6 imagens
O molho bolonhesa é uma boa pedida para comer com pappardelle
O agnolotti é melhor recheado com cremes
Penne combina com molhos cremosos
Rigatoni vai muito bem com molhos grossos ou "pedaçudos"
As massas como ravioli são melhores com recheios mais sólidos
1 de 6

O espaguete com molho de tomate é o melhor representante desta massa

Unsplash
2 de 6

O molho bolonhesa é uma boa pedida para comer com pappardelle

Unsplash
3 de 6

O agnolotti é melhor recheado com cremes

Unsplash
4 de 6

Penne combina com molhos cremosos

Unsplash
5 de 6

Rigatoni vai muito bem com molhos grossos ou "pedaçudos"

Unsplash
6 de 6

As massas como ravioli são melhores com recheios mais sólidos

Unsplash
Linguine

A grosso modo, é um espaguete esmagado. Chato e de formato arredondado, também possui diferentes tamanhos e pode ser usado com os mesmos molhos do seu irmão cilíndrico. O representante mais famoso dele é o linguine ao vongole, um molho à base desse molusco, vinho branco, um toque de alecrim e manteiga, basicamente.

Fettuccine

É uma massa chata e longa, como se fosse o linguine completamente esmagado. Por ser larga, já encara melhor os molhos cremosos e espessos, como molho branco, por exemplo. Mas, certamente, consagrou-se ao redor do mundo com a receita de fettuccine alfredo, cremoso e com poucos ingredientes.

Pappardelle

A massa mais larga que há. Seriam três fettuccines lado a lado, por assim dizer. É a única massa longa que muitos comem espetando, porque é quase impossível enrolá-la no garfo sem provocar uma grande bagunça que arremessa molho para todos os lados. Já é uma massa adequada para preparos com “pedaços”, por assim dizer. Molhos com carne, por exemplo. Provavelmente o exemplo mais popular é o clássico espaguete à bolonhesa, cuja receita original é inclusive registrada em Bolonha.

Penne, fusilli, orecchiette e farfalle

Juntei essas aqui porque são provavelmente as massas curtas mais comuns. Por conta dos frisos e buracos, são ideais para molhos espessos ou com muitos ingredientes sólidos. Abuse de queijos e molhos “pedaçudos” com elas. Não à toa, por conta dessas características, também são ideais para saladas frias com legumes cortadinhos e carnes desfiadas.

Rigatoni

Uma massa curta que parece um cano cortado. Excepcional para molhos espessos e a massa mais adequada para o famoso molho carbonara.

Massas recheadas

Aqui darei apenas uma breve explanação (até porque a fome urge ao tratar de um assunto tão delicioso). Mas também porque elas são um universo completamente diferente e, convenhamos, com nomes não tão populares e difundidos quanto suas irmãs. O que cabe perceber aqui é o tipo de recheio mais adequado a elas.

Massas que são, de forma leiga, um “pastel”, com duas folhas de massa coladas com recheio no meio, como é o caso do ravioli, são adequadas para molhos mais sólidos e consistentes, como de carnes ou queijos rígidos. Já as dobradas, como é o caso do agnolotti, são mais adequadas para molhos cremosos, como purês e cremes, além de correrem menos risco de abrir em sopas e caldos. Quanto aos molhos, pode escolher o que melhor te apetece.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?