É tudo bolo? Conheça as diferentes massas doces e como são usadas
São várias massas que compõem os quitutes das nossas confeitarias, mas não são todas iguais, entenda as diferenças
atualizado
Compartilhar notícia
Quando entramos em confeitarias vemos uma variedade enorme de doces com as mais diferentes massas. Primeiramente, precisamos delimitar a diferença entre bolo e torta, que não é muito clara. O bolo, no Brasil, normalmente é aquele com massa leve, podendo ser recheado ou não. Já a torta é aquela que costuma ser aberta, com uma base mais pesada ou friável (quebradiça). Irei aqui falar sobre as principais que encontramos nessas tão maravilhosas lojas.
Batidos pesados
São os mais comuns que nós vemos, é o bolo como o de cenoura, o de chocolate. São aqueles que levam fermento químico para crescer. São líquidas quando cruas e fofinhas e firmes após assadas. A mais famosa é a massa quatro quartos, que leva partes iguais de ovos, farinha, manteiga (ou óleo) e açúcar.
Batidos leves
São as massas mais delicadas, por muitas vezes confundidas com o pão-de-ló, porém bem mais leves. A mais famosa é a genoise. O que as torna tão leves é o fato de ter seu crescimento devido ao ar das claras em neve. Para preparar essa massa é necessário cuidado ao incorporar os ingredientes sem bater em excesso. Sua textura quando crua assemelha-se a um creme de barbear.
Massas friáveis
São as também chamadas massas podres, com alto teor de gordura. É aquela famosa massa base da torta de morangos ou de limão. De aspecto marrom dourado e que desmancha na boca. À base de gordura, açúcar, farinha e ovos. São as bases das tortas, explicadas acima.
Massa bomba
É a massa dos profiteroles e bombas. É uma massa curiosa, que primeiramente é cozida na panela e em seguida assada no forno. Isso confere estrutura à massa e, quando levada ao forno, os ovos da massa soltam gases, deixando-a oca, permitindo que se recheie as massas, normalmente com creme ou sorvete.
Massa folhada
É a encontrada como base de tortas de maçã, como se fosse um croissant doce, com camadas finíssimas de massa intercaladas com manteiga. Leves e saborosas, são consideradas muito finas.
Massa de biscoito
Muito semelhante às massas friáveis e normalmente utilizada como substituto delas pela sua facilidade de produzir (basicamente biscoito triturado com manteiga e prensado) e amplamente encontrada como base de cheesecakes.