Do consumo à limpeza: o uso de água na cozinha é consciente?
Na semana do Fórum Mundial da Água e em meio à crise hídrica, aproveitamos o momento para debater o assunto
atualizado
Compartilhar notícia
O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos e, em 2018, foi sediado em Brasília. Coloca-se em discussão a importância do uso consciente da água. E nas cozinhas, como esse bem tão precioso está sendo controlando?
Os estabelecimentos comerciais prestadores de serviços gastam muita água. As lojas do Plano Piloto possuem uma média de 100m². Em termos de consumo, de acordo com um estudo que determina a média de água utilizada pelo tamanho do instalação, tem-se cerca de 27 mil litros mensais de água por mês cada uma. Destes, 25% costuma ser utilizado somente para limpeza de piso, o que representa cerca de 6,75 mil litros de água doce somente para higienização.O pior ocorre durante a lavagem das louças, principalmente das panelas, durante o funcionamento dos estabelecimentos do segmento alimentício. É comum a água ficar intermitentemente aberta, de 3 a 4 horas seguidas, se o movimento estiver intenso. Ocorre muito desperdício também na higienização de alimentos, pois muitas vezes são utilizados recipientes maiores do que o necessário para colocar as hortaliças de molho ou ainda as torneiras ficam abertas durante toda a lavagem.
Tanto por uma questão de consciência quanto de economia, vários empresários vêm empregando soluções para reduzir o consumo. Uma delas é o uso de pressurizadores para as pias de higienização, o que facilita e aumenta a velocidade da lavagem. Para a limpeza de piso, passaram a estocar água das chuvas, visto que não é permitido outro uso para esse tipo de coleta.
Aos poucos, todos os estabelecimentos se adaptarão ao ritmo da economia.