Dia do macarrão: conheça seis mitos e verdades dessa delícia
O preparo pode ser encontrado em diversos formatos e versões
atualizado
Compartilhar notícia
O macarrão é um dos alimentos mais comuns nas mesas brasileiras. Seja curto, longo, chato ou fino, ele está envolvido em diversos fatos e lendas, mas nem tudo é verdade. Saiba mais:
É de origem italiana
Mito. E você provavelmente está dizendo “eu já sabia, veio da China“, mas isso também não é um consenso. Historiadores chineses não conseguem afirmar com certeza se foi lá que a origem da pasta, porém sabe-se que se trata de um preparo oriental.
Deve-se colocar azeite ou óleo na água de cozimento para não grudar
Mito. Provou-se de forma científica que não faz diferença (apenas na aromatização do preparo, ainda assim, sutil) adicionar gordura à água. O segredo para não grudar é não usar um recipiente muito pequeno, de forma que a massa e o amido possam cozinhar sem que grudem.
A água do cozimento deve estar sempre salgada
Verdade. A única hora que a massa pega tempero ou sal é durante sua cocção, e não adianta tentar compensar com um molho mais temperado caso tenha esquecido. O resultado, infelizmente, vai ser uma massa insossa envolta em um molho além do ponto.
Você deve lavar a massa depois de cozinhar
Mito. Evite a todo custo. Ao lavar, o amido que auxilia a adesão do molho à massa é removido. Então, se você for apenas pré-cozinhar para servir em grande quantidade, coloque-a com cuidado em um bowl com água e gelo e depois retire, adicionando óleo para que não grudem.
Massas curtas e longas têm molhos adequados
Verdadeiro. Molhos mais líquidos são melhores com massas longas, enquanto mais grossos ou com pedaços maiores de ingredientes (carnes e legumes em cortes rústicos), com as curtas, via de regra. Porém, é possível permanecer em uma zona cinza, como é o caso do carbonara, bom tanto com espaguete quanto com rigatoni.
Massas frescas são as melhores
Mito. Elas são apenas diferentes e nem sempre adequadas a todos os molhos. Existem preparos que podem levar tanto massa fresca quanto grano duro, assim como existem os que se beneficiam muito mais de um tipo específico.