metropoles.com

Descubra por que muitos chefs têm birra com estudantes de gastronomia

Os universitários reúnem características que podem desorganizar uma cozinha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Handsome cooking chef showing stop sign
1 de 1 Handsome cooking chef showing stop sign - Foto: null

Ao iniciar-me na cozinha profissional, estava cursando o primeiro semestre de gastronomia. Ainda recordo o tanto de vezes que eu via os cozinheiros e chefs do local torcendo o nariz para mim. A maior parte dessas situações acontecia justamente pelo fato de eu ainda estar cursando a faculdade. Por muito tempo, não entendi, pois percebia o aprendizado “mão na massa” como um reforço.

No início, é necessário se provar mais, ter disposição maior para longas jornadas, dispor-se a fazer todas as tarefas da cozinha e atuar em qualquer praça. Assim, aqueles com experiência reconheciam seu real entusiasmo no emprego.

http://gph.is/2oOyclM

Achava essa prática injusta – até chegar a minha vez de comandar uma cozinha e fazer contratações. Guardadas algumas exceções, de modo geral, o comportamento de todos que vinham de formação acadêmica era semelhante: pouca disposição para serviços de base (carregar caixas, limpar, picar ingredientes), diminuto compromisso com o trabalho e vontade somente de chefiar.

O que cria essa cultura, em parte, é a forma como os cursos de gastronomia são vendidos: formadores de chefs. Isso não acontece. Ninguém chega a uma cozinha industrial sabendo comandá-la ou mesmo como operá-la. É realmente necessário passar por todas as praças e cargos para compreender o funcionamento e o fluxo de preparo.

http://gph.is/1SwNH73

Falta também humildade aos aspirantes a cozinheiros: cozinha é, acima de tudo, um trabalho braçal pouco reproduzido na faculdade – e, na academia, raramente alunos precisam limpar o chão, fazer seu próprio mise en place (pré-preparo), organizar geladeira e outros serviços. Esqueçam o que é vendido nos programas de TV.

Infelizmente, a mudança nesse paradigma cabe a nós, formados ou formandos em gastronomia: saber respeitar o tempo de promoção na carreira, entender que entramos na cozinha como qualquer outro funcionário, e sobretudo ter humildade no aprendizado com pessoas formadas com a “barriga no fogão”.

http://gph.is/1Kog98W

Bom senso é a chave. Ao realizar o curso superior, o profissional possui mais base para se desenvolver dentro desse ambiente, porém é só isso, um começo. O caminho mesmo para se virar chef é ralar dentro da cozinha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?