Descubra os chefs que assinam jantar servido após a posse de Lula
O cardápio exalta a gastronomia brasileira e é assinado por chefs renomados, como Bela Gil e Morena Leite
atualizado
Compartilhar notícia
Após o término da cerimônia de posse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a mulher, a primeira-dama Rosângela da Silva, participarão de um jantar para convidados. O menu contempla chefs de destaque no cenário nacional e foca em ingredientes tipicamente brasileiros.
A sequência começa com bolinho de feijoada, assinado pela chef Kátia Barbosa, que criou e ficou famosa pelo quitute. A iguaria foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Rio em 2021. Depois, a chef Nara Amaral servirá casquinha de castanha de caju com farofa de licuri, um fruto muito presente na Caatinga brasileira.
O restaurante Casa de Mainha continua a degustação com um clássico acarajé. A chef Ieda de Matos, por sua vez, participa do menu com pudim de tapioca.
Famosa pela participação televisiva e pelo engajamento político, a chef Bela Gil é responsável por uma releitura de gim tônica com flor de clitoria, uma planta alimentícia não-convencional (PANC). Vale lembrar que a filha de Gilberto Gil foi nomeada para o núcleo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome da equipe de transição do governo eleito.
Participações especiais
Outros cozinheiros também integram o extenso cardápio com participações especiais. A chef Kalymaracaya Nogueira, por exemplo, servirá uma receita típica conhecida como Ho’o xanena xupu, nome dado à mojica de mandioca com peixe.
Morena Leite, Paulo Machado e Saulo Jennings foram outros nomes convocados, e oferecem churros de tapioca com vatapá, arroz carreteiro com ovo e PANC’s e bolinho de piracuí, respectivamente.