Descubra o que bombou na gastronomia em 2018
Confira as comidas e bebidas mais aclamadas neste ano
atualizado
Compartilhar notícia
Muito aconteceu durante o ano de 2018, tínhamos algumas promessas do Pinterest, não tão acertadas, ao menos nas terras tupiniquins. Mas o que bombou no Brasil nos últimos 12 meses?
Gim: esse destilado já foi o destaque de 2017 e repetiu a dose neste ano. A bebida tem aparecido em mais drinques nas cartas dos restaurantes e bares do que vodcas e cachaças. E não está sendo incomum casas reservarem, inclusive, um espaço apenas para gim & tônicas. Aparentemente, a “modinha” veio para ficar.
Cafés especiais: com uma expectativa de aumento de 25% no número de sacas comercializadas em 2018 comparado a 2017 pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), essa variedade das tão amadas bebidas brasileiras deve dobrar em consumo até 2020. Cada vez mais é comum encontrar cafeterias pelas ruas das capitais, com diversos tipos de extração disponíveis.
Hamburguerias artesanais: elas surgiram numa velocidade absurda em várias cidades, o público provou estar aberto a gastar mais em um blend de carnes exclusivo da casa e em ingredientes selecionados. É uma tendência que, pelo visto, chegou para ficar, mas deve se estabilizar e promover uma “limpa” no mercado.
Fermentação natural: bombaram os pães de fermentação natural, kombucha e derivados de kefir. Não só o sabor desses produtos é bom, como os benefícios à saúde são evidenciados pela medicina, favorecendo, até mesmo, pessoas com intolerâncias.
Gastronomia asiática: esqueçam os sushis. Lamens e missoshiros estão chamando a atenção do brasileiro e, discretamente, começaram a aparecer em vários pontos. O sucesso do formato indica uma tendência de 2019.
Gastronomia fit: não estão pelas ruas da cidade, mas fazem cada vez mais sucesso em perfis do Instagram e receitas de influenciadores digitais, não deve ser diferente em 2019.