Boteco argentino De Paulina Bodegon abrirá as portas no mercado Mané
Espaço oferecerá receitas tradicionais e afetivas como alfajores, empanadas, churros, choripans, tortillas e sanduíches
atualizado
Compartilhar notícia
Com a expectativa de vender mais de 10 mil empanadas por mês, o De Paulina Bodegon promete ser uma das grandes novidades do mercado Mané, previsto para ser inaugurado no início de 2022, entre o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e o Ginásio Nilson Nelson. A proposta do mais novo negócio de Lucas Arteaga, Fernanda Bertozzi, Bruna Bertozzi, Mariel Marti e Gabriel Prieto, sócios à frente das hamburguerias Páprica e Munch Smash Burger, além da De Paulina Empanadas, é trazer para a capital um autêntico boteco argentino, com direito a sabores tipicamente portenhos como dulce de leche, churros, molho chimichurri, sanduíche de milanesa e mais.
“Um bodegon é um boteco argentino onde são servidos petiscos, cervejas, empanadas e pedidos rápidos como sanduíches. Em Buenos Aires, eles costumam ser grandes, adorados pelo público e têm aquele clima tradicional com garçons que estão na mesma casa há 40 anos e a mesma decoração desde a década de 1950″, explica Lucas Arteaga, que atua na área de gastronomia há mais de duas décadas.
Para o mercado Mané, a proposta é oferecer algo reduzido, mas igualmente aconchegante. “Estamos muito empolgados com o projeto do Mané e correndo bastante para inaugurar o bodegon em janeiro de 2022. O convite é desafiador porque vamos fazer algo diferente dos nossos outros negócios, mas acreditamos que temos muito a oferecer aos brasilienses e a Brasília. O Mané tem tudo para ser uma importante vitrine para a marca”, diz Lucas.
O foco em comida afetiva argentina será um dos principais pilares do De Paulina Bodegón, que tem esse nome por conta da marca especializada em empanadas artesanais que já possui pontos na Asa Sul e em Águas Claras.
“Gosto muito de comida de rua e com gosto caseiro, feitas pela mãe, a avó. Aprendi a fazer as empanadas com a Paulina, funcionária que trabalhava na casa da minha mãe quando eu era criança e que fazia empanadas maravilhosas. O nome da marca é uma homenagem à essa mulher que teve a paciência de me ensinar como fazer as receitas”, compartilha Lucas.
O cardápio do novo espaço contará com opções para todos os gostos como o choripan com linguiça artesanal; as empanadas, que são o carro-chefe da De Paulina; a tortilla de batata, com receita da família de Lucas; além de panquecas gratinadas de doce de leite argentino, alfajores e mais.
Projetos futuros
O desejo do grupo é levar a marca de empanadas para outros estados no formato de franquia. “Estamos trabalhando com uma empresa de São Paulo que está formatando todos os padrões da De Paulina e preparando tudo para esse projeto seguir adiante com a mesma qualidade. “Nossa expansão será muito cuidadosa, vamos caminhar aos poucos, sem dar passos maiores que as pernas ou perder o rumo”, garante Lucas.
Paralelo à expansão para outros lugares, Lucas adianta que também começarão a vender as empanadas assadas e congeladas em empórios e mercados selecionados. “Estamos expandindo nossa central de produção com o objetivo de aumentar a demanda. A nova instalação terá mais de mil metros quadrados de cozinha e será em Santa Maria”, diz, empolgado.
Mercado no centro de Brasília
Previsto para ser aberto em 15 de janeiro de 2022, o mercado Mané contará com 17 operações comandadas por chefs conhecidos de Brasília. Bares de cerveja e drinques, adega de vinhos, brinquedoteca de dois andares e pelo menos 800 lugares também vão compor a estrutura do complexo. A chef Renata Carvalho assina a curadoria gourmet do projeto.
Inspirado em feiras e mercados de cidades turísticas como Nova York, Barcelona, Lima e Lisboa, o empreendimento é capitaneado pelo Grupo R2, que se consagrou pela realização de eventos como o Na Praia e a festa Surreal.
Com mais de 4 mil metros quadrados de área construída e projeto da Bloco Arquitetos, o negócio alcança a marca de R$ 8 milhões de investimentos.