De formatura a casamento: veja os alimentos mais adequados para servir
Servir muitas pessoas simultaneamente não é uma tarefa simples, mas existem pratos que são escolhas mais acertadas
atualizado
Compartilhar notícia
Eventos de comemoração que reúnem várias pessoas são momentos importantes e marcantes, mas a organização requer bastante cuidado e atenção, ou o sonho vira pesadelo. Seja um grande aniversário, festa da firma, casamento ou formatura, a celebração merece um cardápio tão especial quanto a ocasião.
Embora as empresas costumem oferecer opções bem semelhantes de preparos, existem alguns que requerem maior cautela e outros que são mais recomendados para eventos desta natureza.
Dividirei nos três tipos de serviços mais comuns encontrados: bufê, empratados e refeição volante (aquela que circula em bandejinhas pelo salão, sejam apenas belisquetes ou pequenos empratados). Já adianto que se você estiver trabalhando com profissionais experientes, eles têm como atender com qualidade todos os serviços oferecidos.
Mesa de antepastos
Queijos, frios, pastinhas, pães, frutas e castanhas disponíveis na mesa para que os próprios convidados se sirvam. Esta tem sido uma escolha constante para receber. O cuidado que você deve ter caso vá adotar esse serviço é repor os itens com constância e mantê-los sempre cobertos com papel filme antes das pessoas começarem a comer. Isso porque os componentes ressecam e ficam com aparência não muito aprazível após cerca de 10 minutos de exposição. Pincelar os frios com azeite, de qualidade, é sempre uma boa opção também.
Bufê
Este é provavelmente o método mais escolhido para situações com muitos convidados, por sua praticidade. Mesmo não sendo uma escolha muito segura durante a pandemia, por conta da exposição do alimento, permanece uma opção comum.
Neste tipo de serviço temos que lembrar do seguinte: o prato vai seguir cozinhando nos rechauds. Ou seja, é uma boa evitar preparos cujo ponto de serviço passa facilmente. São eles: carnes que endurecem com muito cozimento, frutos do mar, massas e risotos. Caso seja você preparando tudo, uma boa solução é estar sempre renovando com o preparo fresquinho, evitando que ele aguarde muito tempo sem ser servido.
Dê preferência a preparos mais simples, como carnes ensopadas, assados, arroz com castanhas, legumes e outros alimentos desse tipo.
Empratados
Aí as opções praticamente que se invertem. Quando o serviço é de empratamento e eficiente, massas e risotos são opções ideais pela praticidade na hora de servir, bem como carnes preparadas na hora, como filé com algum molho cremoso.
Empratado é a opção mais elegante e que permite maior diversificação nos alimentos.