De boteco a rooftop: 9 lugares instagramáveis para comer no Rio de Janeiro
As opções entregam vistas bonitas, boas comidas e experiências marcantes
atualizado
Compartilhar notícia
De capital do país a inspiração de música, o Rio de Janeiro é uma referência de beleza quando se fala no litoral brasileiro. E não é à toa. O estado conta com belas praias e vistas incríveis, mas também com espaços gastronômicos que oferecem boa comida e rendem belas fotos.
Se você é do tipo que gosta de comer apreciando ambientes bonitos e belas vistas, siga com a gente. O Metrópoles preparou um roteiro com nove lugares instagramáveis no Rio de Janeiro para visitar, e comer bem, é claro. Segue com a gente!
7zero6
Olhar a praia de Ipanema pode ser muito mais gostoso se acompanhado de bons drinques e pratos saborosos. No 7zero6, rooftop do Praia Ipanema Hotel, o queridinho para brindar a vista é o Dona Flor, mistura de rum, Aperol, limão-siciliano, baunilha e carambola e é finalizado com flor comestível. O Gim A+ também é sucesso entre os clientes. A bebida leva gim, infusão de chá de frutas vermelhas, capim cidreira e água tônica. Para harmonizar com as bebidas refrescantes, uma das sugestões é o Poke 7zero6. O preparo oferece atum em cubos e salmão em uma cama de arroz japonês, pepino, cebola roxa, lemon pepper e crispy de alho poró, ervilha de wasabi, chips de baroa e avocado.
Bar Urca
Sentar na mureta da Urca para beber uma cerveja gelada e comer um bom petisco é o clássico carioca quando o assunto é gastronomia. Mais do que uma bela vista do mar e de outras praias, o Bar Urca entrega uma experiência única. Além de pratos executivos, saladas, preparos com frutos do mar e pescados, a casa oferece uma seleção de petiscos. Na lista, pastéis, bolinhos e empadas aparecem como clássicos ao lado de camafeu de camarão, bolinho da terrinha e caldinho de feijão. São pedidos certos no bate e volta em terras fluminenses.
Bistrô da Casa
O casarão histórico na Ladeira da Glória, número 98, abriga um espaço que mistura história e requinte. Na Casa da Glória, que oferece um espaço super instagramável com serviço no quintal à beira da piscina, está o Bistrô da Casa. Por lá, os clientes podem optar por receitas que vão do café da manhã ao jantar, com destaque para a burrata defumada com tomate-cereja assado, tapenade e pão tostado. Na lista que abriga receitas clássicas está também o arroz de pato, com coxa confit e croqueta de linguiça portuguesa.
Casa Porto
“Um bar que insiste no Rio.” É assim que a Casa Porto se define nas redes sociais. O espaço nasceu em 2013 como centro cultural e virou bar apenas em 2018. De lá até aqui construíram sucesso em um casarão histórico que tem como vista outros prédios coloridos do período colonial. Entre livros e cores, a Casa oferece receitas para petiscar, como Coxinhas de Pernil, a empada Joga nas onze e Pipoca de berinjela. Mas também trabalha com sandubas, pizzas e comidas de quintal, para quem busca uma refeição mais completa.
Ver essa foto no Instagram
Confeitaria Colombo
Há mais de 100 anos no Rio, a casa é um dos espaços gastronômicos mais famosos da cidade. A Confeitaria Colombo é famosa principalmente pelos doces e salgados que alegram tanto o café da manhã quanto o chá da tarde, que antes da pandemia eram servidos em buffet. Entre as receitas, bomba de chocolate, pastel de nata, tarteletes, coxa creme (coxa de frango empanada com molho bechamel) e camarão empanado com queijo cremoso. Hoje, com quatro unidades na cidade, ela atende tanto quem gosta do ambiente tradicional, quanto quem busca uma vista para o mar.
Flor do Céu
A natureza abraça, literalmente, o restaurante Flor do Céu. O espaço é um flutuante no Parque Penhasco Dois Irmãos, no Alto Leblon, e oferece um restaurante aberto, em que os clientes “tocam o céu com os pés”. A casa oferece, de sexta a domingo, opções de comidas italo-sulamericanas com alguns tipos de serviços diferentes. Sexta e no primeiro turno do sábado (12h30 às 14h30), menu de três pratos no Flor de sexta e Flor mais cedo. Sábados e domingos pela manhã, o brunch latino oferece pratos a la carte. No segundo horário dos sábados (a partir das 15h) e aos domingos, o espaço tem o menu degustação de cinco pratos.
Plagé Café
Um dos cliques mais vistos quando se fala em RJ é a piscina do Parque Lage, no Jardim Botânico. Por lá você pode conhecer o Plagé Café, que oferece receitinhas para diferentes horas do dia e conquista pelo brunch acompanhado de uma bela vista. Os clientes podem escolher entre ovos mexidos com tomate confit e cogumelos, bacon crocante ou salmão defumado. A proteína é acompanhada de pães artesanais, manteiga, geleia, requeijão, queijo minas, peito de peru, iogurte com granola, bolo do dia, salada de frutas, suco e uma bebida quente à escolha.
Terra Brasilis
Um pouco de restaurante, um pouco de boteco, drinques refrescantes, cerveja gelada e uma incrível vista do Pão de Açúcar. Essa é a combinação que o restaurante Terra Brasilis oferece para quem passa por lá. No menu, opções como bolinho de feijoada e pasteizinhos, que podem ser de costela e pesto de agrião, pêra com gorgonzola e molho agridoce ou camarão com coentro. Mas o menu conta também com proteínas feitas na prata, fondues e pizzas, como a Urca, que leva costela desfiada, queijo scamorza, pesto de agrião e tule de polenta, e presta homenagem ao bairro em que a casa fica.
Ver essa foto no Instagram
Rooftop do Yoo2
O restaurante no topo de um dos hotéis mais badalados da cidade atende quem quer se divertir e enquanto aprecia as belezas do Pão de Açúcar, Corcovado e Baía de Guanabara. No menu, pratos e drinques são batizados em referência à cidade, como o Menino do Rio: bolinhos de queijo com melado de cana. Os drinques Vai Malandra, com uísque, água de coco, suco de limão e xarope de amêndoas e cumaru; e GT Arpoador, mistura de gim, xarope de tangerina, sucos de limão e de gengibre, Aperol e água tônica; são alternativas para quem aprecia coquetéis.