metropoles.com

Da Itália para Brasília: amigos europeus produzem queijos artesanais

Especializada em burratas, mozzarellas e queijos curados à moda da Puglia italiana, a marca Apulia segue conquistando os brasilienses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles
Apulia queijos – Brasília(DF), 04/09/2015
1 de 1 Apulia queijos – Brasília(DF), 04/09/2015 - Foto: Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Se para muitas pessoas, pugliese é sinônimo de musa fitness, para os italianos Andrea Attanasio, 34 anos, e Simone Musio, 32, é a denominação típica de sua região, a Puglia, localizada no salto da famosa bota geográfica.

A dupla por trás da Apulia Queijos e Mozzarellas, marca especializada em produtos com DNA da Itália que caíram no gosto de políticos, chefs e gourmets locais, não esconde a satisfação após apenas um ano e meio de mercado. “Começamos a produção artesanal com um litro de leite por dia, em casa. Hoje são 300 litros e fabricamos 150 burratas ao dia”, diz Andrea.

Com produção totalmente feita à mão pelos dois italianos, em uma chácara localizada na área rural da Ceilândia, a Apulia tem se destacado por delícias como a burrata tradicional e suas versões especiais recheadas com gorgonzola, presunto de Parma desfiado e cereja amarena doce — ideal para sobremesas; os Nozinhos de Mozzarella Fior di Latte (feitos com leite de vaca fresco); a Ricotta Cremosa; e também o queijo Scamorza defumado naturalmente, além de opções recheadas com pimenta ou pistache. Para os próximos meses, preparem-se: os europeus prometem ainda mais ostentação gastronômica com uma burrata recheada de trufas negras.

5 imagens
Da Itália para o Cerrado: queijos com tempero da Puglia
O destaque da produção é a burrata
É possível encomendar os queijos ou comprar em lojas do DF
A dica é consumir com molho pesto
1 de 5

Os italianos Andrea Attanasio e Simone Musio tocam a Apulia Queijos e Mozzarellas

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 5

Da Itália para o Cerrado: queijos com tempero da Puglia

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 5

O destaque da produção é a burrata

Daniel Ferreira/Metrópoles
4 de 5

É possível encomendar os queijos ou comprar em lojas do DF

Daniel Ferreira/Metrópoles
5 de 5

A dica é consumir com molho pesto

Daniel Ferreira/Metrópoles

Em Brasília
Entre um gelato e uma burrata, o mestre sorveteiro Andrea veio ao Brasil para se casar. Há três anos, ele conheceu a brasiliense Ana Luiza Matos através do Facebook. Apaixonado e persistente, largou tudo em Salento, no sul da Puglia, e viajou em busca do amor. O amigo Simone Musio, um dos convidados do casamento, embarcou para a festa e por aqui ficou após se encantar por Brasília.

Na capital, Andrea decidiu empreender e utilizar a expertise adquirida no laticínio Galata. Ao longo de três meses, a dupla realizou testes com leites orgânicos e ingredientes brasileiros levando em consideração a temperatura e umidade locais. “Meu objetivo era alcançar o mesmo nível de qualidade do que oferecíamos na Itália”, explica.

Ao descobrirem a fórmula ideal, deram início a uma verdadeira peregrinação pelos restaurantes da cidade. “Apresentamos nossos queijos para chefs e gourmets, participamos de feiras, realizamos degustações. Quem nos ajudou muito nesse momento foi Alexandre Arouxa, chef do Grand Cru, no Lago Sul”.

Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles
Burratas produzidas pela dupla: gostosas e com tempero italiano

 

Hoje, políticos e o circuito de embaixadas estão entre a fiel clientela da dupla. Antonio Bernardini, atual embaixador italiano no Brasil, é conterrâneo da Puglia e um fã assumido. “Ele nos ligou e pediu para degustar nosso produto. Conhece o que há de melhor na nossa região e nos elogiou. Desde então, fornecemos pedidos para ele semanalmente”, diz Andrea. “Ainda realizamos vendas via WhatsApp e Instagram”, completa.

Também é possível encontrar os produtos da marca em seis pontos de vendas (Mercearia Colaborativa; Dylan Café; Pezzo di Pane; Eu Chef Alta Gastronomia; Rota Verde e Empório Iracema) e vários restaurantes. Entre os endereços, Piantella; Nebbiolo; Gastropub Degust; Le Jardin du Golf; Dolce far Niente; e Na 15 Bar.

E os planos para 2018? “Desejamos ter nosso ponto próprio, mas o endereço ainda vamos fazer mistério. O projeto da Queijaria Apulia será como as lojas típicas que temos na nossa Puglia, com pratos frios e sabor verdadeiramente italiano”, antecipa.

Quer servir e degustar uma burrata à verdadeira moda pugliese? Andrea dá as dicas: “O prato típico é servido com tomates-cereja levemente refogados, salada de rúcula, presunto de Parma e molho pesto em cima da burrata”.

E atenção ao ponto do queijo. “Para ficar na textura perfeita, retire a burrata da geladeira 15 minutos antes de servir. Assim, o recheio cremoso – de mozzarella desfiada com creme de leite – ficará com a consistência ideal. Para acompanhar, uma taça de vinho rosé gelado ou um bom vinho Primitivo de Manduria, uva tradicional da Puglia”, sugere.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?