metropoles.com

Culinária nikkei: conheça duas casas que misturam o Peru e o Japão

A cozinha nipo-peruana incorpora principalmente técnicas japonesas ao aromas e sabores peruanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabrício Rodrigues/Divulgação
Minestrone Criollo de Mexilhão 2
1 de 1 Minestrone Criollo de Mexilhão 2 - Foto: Fabrício Rodrigues/Divulgação

O Peru foi o primeiro país latino-americano a receber imigrantes japoneses. Há mais de 100 anos, em 1899, o primeiro navio vindo da Ásia chegava ao país. Apesar dos milhares de quilômetros separando as duas nações, peruanos e japoneses encontraram formas de interagir entre suas culturas. A gastronomia nikkei foi uma delas.

Com uma boa parte de seu território banhado pelo Oceano Pacífico (assim como a Terra do Sol Nascente), o Peru consome muitos frutos do mar. As tradicionais refeições japonesas também não dispensam peixes. Adicionando alguns sabores cítricos e tropicais, as duas culturas encontraram um denominador comum e de sucesso.

Da fusão nasceu a culinária nipo-peruana ou nikkei, que incorpora principalmente técnicas japonesas aos aromas e sabores peruanos. Milho, coentro, pimentas, peixes crus, raízes e pratos frios são comuns no meio nikkei.

Brasília conta com, ao menos, dois restaurantes que exploram esses sabores: Taypá, de Marco Espinoza, e o Nikkei, de Miguel Ojeda. Confira:

3 imagens
Ceviche
Outro tipo de ceviche
1 de 3

Chef Marco Espinoza, do premiado restaurante Taypá

Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 3

Ceviche

Fabricio Rodrigues/Divulgação
3 de 3

Outro tipo de ceviche

Bruno Pimentel/Metrópoles

Taypá Sabores Del Peru
A casa é considerada um dos melhores restaurantes de Brasília pelo TripAdvisor. O cardápio é bem completo. Entre os pratos, o escabeche de pescado, costela de porco apimentada com quiabo e fraldinha confitada em cinco pimentas. As entradas incluem panceta (croquetes de batata com recheio de carne e molho de rocoto), choritos (mexilhões ao chimichurri cítrico sobre purê de batata apimentada) e camarões. São sete opções de ceviches. Além do serviço à la carte, o Taypá também oferece menu executivo.

QI 17, Comercial, Bloco G, Lojas 208/210, Fashion Park – Lago Sul, 3248-0403. Segunda a sexta, das 12h às 15h e das 19h à 0h. Sábado, das 12h às 16h e das 19h à 1h. Domingo, das 12h às 16h

3 imagens
Prato com salmão
Ceviche
1 de 3

Fachada do Nikkei

Reprodução/Facebook
2 de 3

Prato com salmão

Giovanna Bembom/Metrópoles
3 de 3

Ceviche

Giovanna Bembom/Metrópoles

Nikkei Sushi Ceviche e Bar
Além dos ceviches e clássicos nipo-peruanos, a casa inclui também o sushi, e apresenta ambiente mais informal para a noite. Pratos japoneses como os pasteizinhos guioza e a salada sunomono fazem parte das entradas. Uma das especialidades do restaurante, o trio de ceviches permite a escolha de três sabores para compor o prato. A carta de drinques também é atração no Nikkei.

Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Lote 32, Orla da Ponte JK, 2099-2460 e 2099-2461. Terça a sexta-feira, das 12h às 15h e das 19h a 0h. Sábado e domingo, das 12h à 1h

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?