Cozinhando em casa: veja dicas de combinações de recheios para as receitas
Aposte em recheios versáteis para não cair na mesmice
atualizado
Compartilhar notícia
É indiscutível que a cozinha ganhou destaque durante o isolamento causado pela pandemia do coronavírus. Além de ocupar o tempo, muitas pessoas têm percebido o prazer em preparar seus próprios alimentos, além de uma forma de economizar. Receitas que têm feito muito sucesso, além do pão, que já tratei aqui, normalmente envolvem recheios.
O que ocorre é que muita gente não sabe o que combinar com as proteínas para diversificar os recheios. Logo, darei uma facilitada para vocês aqui. Vou tomar como base: estritamente vegetais, carne vermelha (porco incluso), aves e peixes ou frutos do mar.
Coringas
Algumas ervas, vegetais e temperos são coringas para qualquer recheio. Nas ervas, tomilho e alecrim são adequadas para todas as bases, mas cuidado com o alecrim, pois é muito forte. Manjericão é adequado se utilizar azeite e tomate como bases de sabor. No campo dos vegetais, abuse de alho e cebola picadinhos em todos, nunca vai mal. Noz moscada também é adequada em todos, dê preferência por ralar na hora. Cogumelos frescos são sempre um aliado.
Bases vegetais
Veja o que você vai misturar. Via de regra, tente não misturar vegetais adoçados; usar apenas um vegetal adocicado por vez (como cenoura, beterraba e funcho) e tente sempre colocar um contraponto amargo (agrião, rúcula, endívia e espinafre). Alguns vegetais mais neutros podem ir em qualquer base que usar, como abobrinha, chuchu e berinjela. Pimentões costumam dar um sabor interessante, mas lembre-se de tirar a parte branca e as sementes, que são extremamente indigestas. Um bom truque para manter as texturas dos vegetais é assá-los ou salteá-los em separado até que cheguem ao ponto e depois una todos e finalize.
Carne
Recheios de carne são mais fáceis de trabalhar, combinam com temperos e vegetais de sabor forte. Mantenham as recomendações de vegetais, para não colocar dois muito doces. Para ervas, não há limites, só excluiria o endro. Brinque com especiarias em geral. Não costuma se dar bem com cítricos, exceto a suína.
Frango
Frango segue as mesmas recomendações da carne, com a diferença de ter uma afinidade grande com alecrim e cítricos. Combinações com vegetais doces são uma boa com frango, além de ser um grande aliado do molho branco. Vegetais muito aromáticos e fortes como beterraba e funcho devem ser evitados.
Peixe e frutos do mar
Opte por sabores suaves para preservar a delicadeza de seu paladar. Um dos poucos que combina com endro. Coentro, com parcimônia, também é um grande aliado. Vegetais a mesma recomendação, delicadeza na escolha de sabores.