Couvert, aperitivo, antepasto, entrada? Qual a diferença entre eles?
Todos os conceitos podem ser encontrados nos cardápios de restaurantes. Entenda a importância de cada um
atualizado
Compartilhar notícia
O primeiro passo de uma refeição, e também a primeira sessão de um cardápio geralmente reúne alguns termos que podem facilmente confundir consumidores e também profissionais e empresários da área. Qual é exatamente a diferença entre entrada, couvert, antepasto e aperitivo?
A verdade é que nenhum desses conceitos é igual e de alguma maneira, eles têm coisas em comum. Ficou confuso? Vou explicar tudo. Vamos lá!
Entradas
Essas são fáceis. É a primeira sessão de um menu e são as opções para “entrar” na refeição. Nessa parte estão incluídos o couvert, o antepasto e o aperitivo.
Cabe lembrar que as entradas abrangem pequenos pratos como polentas, porções mini de pratos principais e a gama é bem extensa. A única recomendação que se faz é não utilizar ingredientes com sabor muito marcante, para não se sobreporem à sequência de pratos da refeição.
Couvert
Esse é o que mais confunde a cabeça das pessoas e, até onde sei, é um termo usado apenas no Brasil. Acabou virando sinônimo de uma cestinha de pães da casa com pastas e conservas, mas na verdade, não é isso. Couvert é, em francês, cobertura. Aí o cliente questiona. Cobertura de que? Do uso das instalações de um restaurante. Basicamente uma taxa que você paga por utilizar os talheres, taças, copos, guardanapos, toalhas de mesa e tudo mais de um estabelecimento.
É uma cobertura paga para compensar o desgaste, bem como possível danos causados a esses itens. Parece abusivo, não é? Todos acham, por isso como “cortesia” passou-se a oferecer os itens que descrevi anteriormente e o couvert acabou recebendo esta nova face.
Antepasto
Como o nome já denuncia, provém do italiano, é o que vem antes da pasta, da massa. Italianos costumam dividir suas refeições completas em um antepasto, um primeiro prato de massa/risoto e um segundo de carne, finalizado com doce.
O antepasto é, muitas vezes, servido como couvert. Este sim tem essa constituição de pastas, preparos frios mediterrâneos, queijos, embutidos, azeitonas, grissinis e itens que conhecemos bem. Em resumo, antepasto além de ser ele próprio, está incluído em entradas e couvert.
Aperitivo
Aí um conceito misto, pois o aperitivo, no Brasil, acabou herdando características de duas palavras diferentes: appetizers (do inglês, que é basicamente entrada) e aperitif (também do inglês, mas dessa vez, são bebidas alcoólicas).
Em sua primeira origem, podemos realmente considerar o aperitivo um sinônimo para as entradas, porém, considerando sua segunda origem, seu significado se torna mais amplo e engloba também bebidas alcoólicas servidas antes das refeições ou ao fim delas, chamados de digestivos. Aperitivos comuns e conhecidos são a grapa, vinho do Porto e ainda alguns licores.