Coringa na quarentena: saiba quais enlatados ter em casa e o que preparar
Itens fáceis de encontrar no mercado, eles são práticos e podem ser usados em várias receitas quentes ou frias
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos itens mais fáceis de se encontrar em qualquer mercado são os enlatados e conservas. Aqui darei algumas dicas de como proceder com eles. Um cuidado que ressalto, por questões de saúde, é sempre checar a quantidade de sódio deles, principalmente os enlatados prontos (feijoada, cassoulet e semelhantes) já que costumam ter um teor muito alto.
Grãos e favas
Estes são os mais disponíveis: ervilha, feijão, grão de bico, milho verde, fava e muitos outros. São ideais para fazer saladas, incorporar em recheios e cremes. Mas dá para ir além. Todos são passíveis de virarem saborosos purês e cremes. Além disso, são fontes de proteína vegetal importante, podem ser utilizados para fazer bolinhos com massa protéica, como coxinhas, empadas e outros, basta acrescentar ovo e pouca farinha.
Tomate e pasta
Não me refiro aos clássicos molhos prontos, mas sim à passata de tomate e tomate pelatti. Estes produtos permitem um bom resultado para molhos de tomate bem saborosos e cremosos. Consequentemente, uma ótima base para um recheio, um molho ou até mesmo um arroz caldoso. O único cuidado que se deve ter é com a acidez, que costuma ser alta. Prove o molho feito, caso a acidez seja incômoda ao seu paladar, adicione açúcar mascavo para mascará-lo ou, bem aos poucos (de meia em meia colher de café) de bicarbonato de sódio para anulá-la, em casos de exagero, fica amargo. Cuidado.
Carnes e peixes
Dê preferência aos peixes enlatados, são ótimos para uso em saladas, mas também para confecção de patês e pastas. Dê preferência, no caso do atum, ao conservado em óleo. Apesar de mais calórico, tem melhores propriedades nutricionais, além de garantir uma melhor conserva. Misture com maionese ou cream cheese para pastas para o pão. Já se desejar usar em molhos, combine sardinhas, anchovas ou atum com massas com azeite e vegetais, ou molho branco.
Azeitonas, alcaparras e picles
Esses elementos são bons para dar um toque de acidez e pequenas explosões de sabor em seu preparo. Um cuidado especial para alcaparras e azeitonas, que podem ser muito salgadas. Às vezes vale dar uma lavada com uma peneira antes de utilizar nas receitas. São bons aliados de preparos com sabores fortes e acompanham bem bebidas alcoólicas.
Palmito, cogumelos e tomate seco
Esses são bastantes versáteis para compor todo tipo de prato, de saladas a assados. O tomate seco, em especial, recomendo mais que o feito em casa, que demanda muito tempo e várias vezes não tem um resultado tão bom.