Conheça as comidas típicas de Festa Junina de cada região brasileira
Com um país de dimensões continentais, as festanças de junho têm todo tipo de receita
atualizado
Compartilhar notícia
Chega junho, chega o friozinho e com eles, as festas juninas. Embora atualmente não possamos nos aglomerar nos eventos com fogueira, música e muita comida, ainda podemos matar saudades dos sabores em casa
As comidas juninas são tão típicas que todo mundo quando come um ou outro preparo já fala das festas. Mas isso não é uniforme, cada lugar tem os seus exemplares. Vou listar os principais por região.
Alguns ingredientes são mais comuns nessa época, como o milho, o coco ralado e o leite de coco. Amendoim é achado em diversos estados e regiões. Ainda, a mandioca se faz mais presente no Norte e Nordeste.
Agora vamos às regiões.
Centro-Oeste
A região toma para si pratos diversos. Os mais comuns são a deliciosa broa de fubá; a cocada; o arroz doce, cremoso, normalmente a base de leite de coco e leite condensado; o empadão goiano, espécie de torta de massa podre, com recheio cremoso à base de frango, porco e linguiça. Por último e certamente um dos mais populares, a pamonha, nas suas versões doce e salgada.
Norte
A região Norte é culturalmente mais diversa no que diz respeito à época. As festas típicas, como a do boi-bumbá, já mostram a peculiaridade de lá. No campo dos quitutes, reinam alguns medalhões de sua gastronomia, como é o caso do tacacá, caldo a base de tucupi (caldo tratado da mandioca brava), goma de mandioca, camarão e jambu (planta que causa dormência).
Mandioca também é estrela na versão de bolo e nas mais diversas tapiocas. A maniçoba, um guisado típico paraense está bem presente e, por último, mas certamente não menos importante, o conhecido vatapá.
Nordeste
Tão tradicionais quanto as suas quadrilhas, os pratos típicos das festas no Nordeste são: o mungunzá, conhecido no restante do país como canjica, feito a base de milho, leite de coco e leite condensado, finalizado com canela; Pé-de-moleque, docinho a base de amendoim; e o curau, creme a base de milho.
O caruru, um cozido de carne com quiabo, também não fica de fora das festividades. E quem já esteve lá, é claro, não deixou de comer uma deliciosa espiga de milho verde.
Sul
O Sul traz o delicioso arroz carreteiro com charque. Junto dele, o pinhão é preparado das mais diversas formas possíveis. O churrasco de salsichão é outro quitute típico da época.
A região mais castigada pelo inverno é regada ao bom quentão de vinho, bebida doce à base de vinho com especiarias variadas.
Sudeste
Festa Junina nessa região sem cachorro-quente chega a ser estranho. Além dele, destaco o delicioso feijão tropeiro; o pão de queijo, tradicional de Minas Gerais; caldinho de feijão e o pé-de-moleque. Tudo de dar água na boca.