Conheça a WeCook, plataforma que promete ensinar qualquer pessoa a cozinhar
A ideia é que todos pessoas, da que não saiba cozinhar nada até a que já tenha domínio da cozinha, possa aprender novas receitas
atualizado
Compartilhar notícia
Não é surpresa para ninguém que metade da população brasileira se aventurou na cozinha durante a pandemia e colocou a “barriga no fogão”. Muitas dessas pessoas de fato tiveram sucesso nas receitas novas que aprenderam. Contudo, não é todo mundo que se dá tão bem assim com as panelas, tendo até resultados desastrosos na cozinha.
Pensando em quem sabe pouco (e até em quem sabe muito), o consultor e personal chef Fábio Marques se uniu ao produtor de eventos Marcel Carneiro para fundar a WeCook, plataforma de mentoria gastronômica, criada em Brasília. A ideia surgiu diante da pouca demanda de trabalho que Fábio estava tendo. “Eu lido com eventos, mas com a pandemia ficou inviável fazê-los. Então pensei em algo que eu pudesse fazer à distância e que ajudasse não só a mim, mas outros chefs que estão na mesma situação”, contou ao Metrópoles.
Com o projeto em mãos, a dupla fez alguns testes para ver como seriam feitas essas mentorias on-line. “Fizemos algumas aulas e mentorias com amigos e familiares para ver se o meio e o método funcionavam, e foi um sucesso. Todos conseguiram completar as aulas com os aprendizados necessários e foi ótimo”, explica Marcel.
Contando com uma plataforma digital de acesso simples, as mentorias são personalizadas para cada cliente, de acordo com as necessidades de cada um, e custam R$ 120 (atualmente contam com um valor promocional de R$ 89,90). “A pessoa interessada faz o cadastro e lá já tem algumas perguntas que ela deve responder. Dentre elas, o nível de conhecimento na cozinha e o prato que a pessoa quer aprender”, frisa o empresário.
Depois disso, a empresa seleciona o melhor chef para ser o mentor do aluno. “Nós temos diversos perfis de chefs e a mentoria dele vai variar muito com a experiência que ele tem e as especialidades dele. Para uma pessoa que já tem muito conhecimento na cozinha, por exemplo, colocamos alguém mais experiente. Para pratos de frutos do mar, alguém que já tem ma carga maior nessa área, e assim por diante”, destaca Fábio.
A mentoria acontece no dia e horário escolhido pelo cliente, que recebe de antemão os utensílios e os ingredientes necessários para a aula. “Assim que o cliente escolhe o prato que quer aprender e informa quantas pessoas vai servir, nós já disponibilizamos uma lista completa com quantidades para a pessoa comprar e separar”, complementa o chef.
A premissa de conectar chefs profissionais com aqueles que querem aprender a cozinhar ou fazer novas receitas em mentorias individuais ao vivo ajuda não só quem quer cozinhar bem ou aprender uma receita específica, mas quem quer ter uma renda extra repassando o seu conhecimento aos usuários do App. “Temos diversos chefs já cadastrados, muitos, inclusive, com experiência internacional. Antes de entrar na empresa, eles passam por uma triagem com a gente”, aponta Marcel.
O aluno Mario Biondo conta que a aula foi muito instrutiva. “Aprendi a fazer um prato em que o polvo é protagonista e que sempre quis fazer, e acabei até repetindo depois. Fiquei muito feliz em aprender e espero poder conseguir fazer mais vezes outras aulas e adicionar mais técnicas e receitas ao meu repertório”, disse.
WeCook
Inscrições e informações pelo site da plataforma.