Confira seis dicas para não sair da linha nas festas de fim de ano
Final de ano é sempre um convite para meter o pé na jaca e jogar a dieta para o alto. Confira algumas dicas para desviar disso!
atualizado
Compartilhar notícia
Chega o fim do ano e junto com ele aquela dicotomia: muita gente quer estar em forma para o verão e, justamente na reta final, chegam as ceias e confraternizações com amigos.
Embora eu seja cozinheiro e esteja em forma atualmente, até os 20 anos eu briguei bastante com o peso. Cheguei bem perto de ser clinicamente obeso, então sei bem como é passar por isso. Desenvolvi uma série de estratégias ao longo dos anos para cumprir os protocolos das festas sem pirar, e agora vou compartilhar com você.
Confira algumas dicas para conseguir manter os resultados do seu esforço e, ao mesmo tempo, curtir bem as festas!
Confraternizações fora de casa
Essa aí é a maior armadilha! Confraternizações fora de casa não nos dão muitas opções de alimentos, nem a liberdade de cozinhar, o que torna muito mais difícil manter uma refeição adequada. A dica nesse caso é comer bastante em casa de forma saudável (dê preferência a saladas e legumes) e fazer um prato pequeno e comer com todos ao chegar na festa.
Não adianta, se você falar que está controlando sua alimentação, o pessoal vai te atentar ainda mais para escapar do plano alimentar. Então monte seu pratinho com o mínimo de itens calóricos possível, dando preferência a legumes e proteínas.
Maneire nos drinques
Bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos são extremamente calóricos e é fácil a gente se perder. Dê um limite de doses e faça ele render (algo como tomarei apenas um gim tônica, ou apenas duas taças de vinho). Tome bastante água e capriche no gelo e limão para, ao menos, não ficar tão tediosa.
Lembre que o descontrole no álcool pode te levar a se descontrolar na alimentação também, obviamente.
Nas ceias caseiras
Aí você pode brilhar, porque não é necessário comer calórico para comer bem e gostoso. Dê preferência à proteínas, legumes, verduras e castanhas, que mesmo sendo calóricas, acabam por saciar bastante a fome e possuem uma gordura saudável. Nos temperos, ao invés de abusar de molhos calóricos e cremes, dê preferência a obter sabor por meio de especiarias e ervas frescas.
Abuse de tomilho, alecrim, manjericão e tantas outras ervas que se encontram hoje em dia em qualquer mercado. Já nas especiarias em pó, a brincadeira também não tem limites: curry, garam masala, cinco temperos chineses. Não faltam opções.
Não se culpe
Um dos nossos maiores erros em qualquer dieta é sair um momento dela e achar que está tudo perdido, desencadeando em uma cadeia de abusos seguidos. “Ah, já me acabei de comer no almoço de confraternização, então já era, vou jantar três pizzas”. Não caia nessa. Escapou em um almoço, volte para o plano alimentar na refeição seguinte e pronto.
E nada de pular refeições para compensar, a não ser que seja orientado por seu nutricionista ou profissional que o acompanha, ou ficar encucado com isso. A ansiedade apenas piora tudo!
Sobremesa
Coma, é o que eu digo. Só limite a porção. Doce é a única coisa que não vejo possibilidade de recorrermos a uma alternativa saudável ou que a ansiedade de ficar olhando para eles compense. Conheço pouquíssimas pessoas capazes dessa façanha. Coma um pouquinho, se dê esse prazer no fim do ano e na refeição seguinte retome as rédeas.
A propósito, para ajudar na sensação de saciedade, abuse da água com gás. Pode colocar o limãozinho espremido também!