Confira cinco opções de panquecas para se deliciar em Brasília
Salgadas ou doces, as massas fofinhas tradicionais nos Estados Unidos ganharam nova roupagem na cultura brasileira
atualizado
Compartilhar notícia
Farinha de trigo, leite e sal: a simples mistura, por vezes acrescentada de açúcar, manteiga ou fermento, resulta em deliciosas panquecas. O carboidrato – fofinho quando em contato com uma chapa quente – tem variações pelo mundo inteiro, desde as massas americanas, da grossura de um dedo e com frutas no meio, até os crepes de espessura fina tradicionais no Brasil.
Na terra do Tio Sam e no Canadá, a delícia é servida no café da manhã: por ali, a tradição é degustar as panquecas empilhadas, com coberturas doces como mel, xarope de bordo e frutas diversas. Nos Estados Unidos, uma receita muito tradicional são as Elvis Pancakes, preparo que gira em torno de uma das várias lendas que cercam a trajetória do cantor. A receita, que leva manteiga de amendoim, bananas e pedaços de chocolate, remete ao sanduíche favorito de Presley, feito com manteiga de amendoim e pedaços da fruta.
Abaixo da fronteira com o México, a coisa muda de figura. Nos países latinoamericanos – inclusive no Brasil –, o carboidrato é preparado bem fino, recheado com carne bovina, queijo ou frango, e servido no almoço. Por aqui, não é raro comer a iguaria coberta por um molho de tomate, gratinada no forno.
Brasília conta com diversas modalidades do preparo. Conheça algumas delas:
Dom Francisco
SCS, Quadra 6, Bloco A, Loja 620 (Shopping Pátio Brasil). De segunda a sábado, das 11h30 às 22h30; domingo, das 11h30 às 20h. Telefone: (61) 3322-1071
Rubaiyat Brasília
Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 1, lote 1 A. De segunda a sábado, das 12h à 0h. Domingo, só almoço, das 12h às 18h. Telefone: (61) 3443-5000
The Coffee Hut
213 Norte, Bloco B, Loja 20. De segunda a domingo, das 7h às 22h. Telefone: (61) 3053-0754