Concurso nacional elege melhor pizzaria do país. Ela fica em Brasília
A Baco, do chef Gil Guimarães, concorreu com outras quatro casas, todas da cidade de São Paulo, no Melhores do Ano Prazeres da Mesa, considerado termômetro do mercado gastronômico nacional
atualizado
Compartilhar notícia
A pizzaria brasiliense Baco é a melhor do Brasil em sua especialidade. Pelo menos foi o que mostrou o resultado de votação promovida pela revista Prazeres da Mesa para apontar os melhores restaurantes do país. Os nomes dos vencedores foram anunciados nesta segunda (20/6).
O que dá gostinho especial ao prêmio é o fato de a Baco Pizzaria ser única concorrente em sua categoria de fora da cidade de São Paulo — cidade conhecida nacionalmente pela eficiência de seus piazzaiolos.
Mas o chef Gil Guimarães entrou no páreo com cacife. Ele integra o seleto grupo da Associazione Verace Pizza Napoletana, que reconhece estabelecimentos nos quais as técnicas e normas da verdadeira pizza napoletaneta são aplicadas rigorosamente.
Termômetro do mercado nacional
A premiação anual, tida como um dos principais termômetros do mercado gastronômico nacional, premia estabelecimentos de todo o Brasil — embora ainda muito focada no eixo Rio-São Paulo — em 26 categorias, entre nacionais e regionais.
Além da inclusão de Baco entre os finalistas para melhor pizzaria do Brasil, Brasília participou de outra categoria nacional, a de chef revelação, na qual concorreu Lui Veronese, do Cru Balcão Criativo — venceu Rodolfo de Santis, do Nino Cucina, em São Paulo.
Na categoria de melhor restaurante do Centro-Oeste, entraram como finalistas os brasilienses Cru, Olivae e Taypá — venceu o cuiabano Mahalo.
Os vencedores foram escolhidos por meio de votação feita entre 165 especialistas, entre chefs, críticos, jornalistas e estudiosos da gastronomia, e também com mais de 22 mil votos populares para determinar os vencedores em 28 categorias.