Chefs ensinam segredos para fazer café da manhã de hotel em casa. Confira!
Veja as receitas de destinos como o Six Senses Botanique, em São Paulo; o Ponta dos Ganchos, em Santa Catarina; e o Kurotel, em Gramado
atualizado
Compartilhar notícia
O que você mais gosta em uma viagem? Tem gente que pensa no descanso. Aqueles que amam conhecer lugares novos. Mas todos vão concordar que uma das partes mais memoráveis é sempre o café da manhã de hotel.
A variedade de pães, bolos, biscoitos, receitas típicas das regiões e frutas marcam a memória afetiva de crianças e adultos. Afinal, é só ele que faz muita gente levantar um pouquinho mais cedo nas férias.
E enquanto viajar não é 100% seguro, ou permitido, que tal ter essa experiência em casa? O Metrópoles convidou os chefs de seis hotéis para ensinar receitas que fazem sucesso nos cafés da manhã desses espaços. Confira as receitas e aposte nesse diferencial para seu fim de semana!
Aveia dormida, do Six Senses Botanique
Direto da Serra da Mantiqueira, em São Paulo, o chef Gabriel Broide enviou uma receita que pode ser uma boa pedida para o café da manhã. Mas também é uma opção de lanche para outras horas do dia: a aveia dormida.
A novidade tem conquistado apreciadores pelo sabor e praticidade. E agora você pode testar essa receita exclusiva do Six Senses Botanique, digna de café da manhã de hotel.
Ingredientes
– 150g aveia em flocos
– 50g chia
– 50g de linhaça
– 50g flocos de quinoa
– 50g flocos de arroz
– 30g castanha de caju
– 30g coco seco em tiras
– 30g uva passa escura
– 30g damasco doce
– 30g castanha do Brasil
– 20unid de morango orgânico
– 50g mel
– 1l de leite de coco
– 20g açúcar de coco
– folhas de manjericão à gosto
Modo de preparo
Misture todos os grãos e frutas secas em uma tigela. Depois aqueça o leite de coco junto com o mel até ferver. Então despeje o líquido na mistura de secos e mexa bem. Divida igualmente o conteúdo em quatro recipientes e leve à geladeira por 12 horas. Asse os morangos polvilhados com açúcar de coco no forno por 10 minutos a 200ºC. Sirva os morangos junto com a aveia dormida e finalize com folhas de manjericão à gosto.
Bolo de banana com canela, da Pousada Inácia
Na cozinha da Pousada Inácia, localizada na Chapada dos Veadeiros, sabores tradicionais da cozinha brasileira se encontram com as belezas do Cerrado e garantem um café da manhã inspirador. Entre as delícias produzidas por Dona Ana, cozinheira responsável pelo desjejum, estão tapioca com queijo coalho e bolo de milho com queijo.
Mas ela destaca uma opção simples e que cabe nas manhãs de todos os brasileiros. Então separe os ingredientes, que hoje tem Bolo de banana com canela para o café da manhã!
Ingredientes
– 2 xícaras de farinha de amêndoas
– 2 ovos
– 2 bananas
– 1 1/2 xícaras de chá de óleo
– 1 1/2 xícara de chá de açúcar refinado
– 1 xícara de leite integral
– 1 colher de sopa de fermento
– 1 colher de canela em pó
Modo de preparo
Bata no liquidificador o óleo, os ovos, o leite, o açúcar e a banana. Depois coloque em um recipiente para mistura e acrescente farinha de amêndoas e a canela. Misture até obter uma massa homogênea. Depois acrescente o fermento e mexa levemente. Leve ao forno a 180 ºC por 30 a 40 minutos.
Cuscuz com Josefina acebolada, do Tivoli Ecoresort Praia do Forte
As culinárias francesa e nordestina se encontram na cozinha comandada pelo chef Laurent Hervé. Desde 2019 ele é o responsável pela cozinha no Tivoli Ecoresort, na Bahia.
Nos cafés da manhã que ele prepara, os ingredientes brasileiros comandam. Entre as receitas de sucesso está o Cuscuz de milho com Josefina acebolada, que ele ensina para os leitores do Metrópoles. Mas o prato pode ser acompanhado também de ovo mole e requeijão cremoso. Veja!
Ingredientes do cuscuz
– 1 xícara de farinha de milho flocada
– ½ xícara de água
– manteiga à gosto
– sal à gosto
Modo de preparo do cuscuz
Hidrate os flocos de milho com água e tempere de sal. Deixe hidratar por 10 minutos. Peneire a farinha para uma cuscuzeira com água, isso vai garantir um cuscuz mais fofo. Cozinhe por 20 minutos, a partir da formação de vapor. Desligue o fogo e abafe por 10 minutos. Retire-o da cuscuzeira e sirva.
Ingredientes da Josefina acebolada
– Linguiça Josefina (calabresa fina) à gosto
– Cebola à gosto
– Pimenta-do-reino à gosto
Modo de preparo da Josefina
Corte a linguiça em rodelas finas e reserve. Aqueça um pouco de óleo em uma frigideira, apenas o suficiente para fritar a linguiça. Ponha a linguiça cortada na frigideira quente. A linguiça vai soltar gordura, caso pareça muito, pode retirar um pouco. Corte a cebola também em rodelas e acrescente na frigideira junto com a linguiça já douradinha. Tempere com um pouco de pimenta-do-reino e mexa. Sirva junto com o cuscuz.
Iogurte caseiro com granola de quinoa, do Ponta dos Ganchos
Muitas pessoas gostam de tomar iogurte para começar o dia. E, na busca por uma alimentação mais completa, uma boa escolha é adicionar frutas e cereais ao produto.
No Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, de Santa Catarina, a receita de iogurte caseiro com granola de quinoa do chef José Nero faz sucesso entre os clientes. O cozinheiro, que trabalhou com grandes nomes como Laurent Suaudeau, Claude Troisgros e Helena Rizzo, confere às receitas o aconchego do interior de Minas Gerais, de onde veio. Confira!
Ingredientes do iogurte
– 1l de leite integral tipo A
– 170g de iogurte natural sem açúcar industrializado
Modo de preparo do iogurte
Aqueça o leite em uma panela até atingir 90°C. Deixe o leite esfriar e mexa de vez em quando para esfriar e não criar uma película sobre o leite. Ele deve esfriar até atingir 45°C, caso não tenha um termômetro culinário, basta colocar um dedo no leite e manter por 10 segundos. Se você conseguir manter o dedo dentro do leite durante este tempo, de forma confortável, significa que está na temperatura correta.
Após esfriar o leite, retire um pouco dele e adicione ao iogurte, que deve estar em temperatura ambiente. Acrescente essa mistura ao restante do leite, misturando delicadamente. Mantenha a mistura do leite aquecido com iogurte dentro de uma panela grossa e tampada. Cubra com um pano de prato grosso ou um cobertor e deixe descansar no ambiente mais quente da casa.
Deixe descansar por, no mínimo, 8 horas, até formar o iogurte. Sendo que este processo pode levar até 12 horas. Depois de pronto, leve o iogurte para a geladeira por, no mínimo, duas horas para poder firmar.
Ingredientes da granola de quinoa
– 200g de quinoa em flocos
– 50g de amêndoas
– 20g de gergelim
– 30g de pistache sem casca
– 20g de mel
Modo de preparo da granola
Misture os ingredientes e leve ao forno a 130°C até dourar.
Ovos Benedict, do B Hotel
Com mais de 50 anos de profissão, o chef Jean-Ives Poirey passou por cozinhas em diferentes locais do mundo. Mas foi no Brasil que ele resolveu se instalar nos últimos 30 anos. Agora, ele é quem comanda as cozinhas do B Hotel, em Brasília.
E é dessa experiência que ele oferece a receita ideal para quem busca uma proteína para o café da manhã, os Ovos Benedict. Para acompanhar, ele sugere ainda a combinação de molho hollandaise, muffins e fatias de copa lombo ou presunto. Aprenda:
Ingredientes
– 4 ovos inteiros
– 5 colheres de sopa de vinagre
– água para ferver
Modo de preparo
Aqueça a água em uma panela e adicione o vinagre. Espere levantar uma leve fervura. Quebre os ovos em xícaras separadas e reserve. Na panela, faça movimentos circulares com um talher, até que a água fique girando. Coloque um ovo na água e espere cozinhar por três minutos. Retire o ovo e coloque em uma tigela com água gelada para parar o cozimento. Faça isso com um ovo de cada vez, sempre com a água girando.
Panqueca de batata-doce, do Kurotel
Quem gosta de uma receitinha diferente e com pegada saudável, vai adorar a sugestão da nutricionista Larissa Santana. Ela é a responsável por coordenar a produção do aconchegante Kurotel, em Gramado.
Entre as receitas que fazem sucesso no espaço está a Panqueca de batata-doce. E ela pode ser a nova queridinha do café da manhã da sua casa também!
Ingredientes
– 2 xícaras de batata doce cozida e amassada
– 2 ovos
– 1 pitada de cúrcuma (açafrão da terra)
– 1 colher (café) de sal não refinado
– Pimenta do reino à gosto
– 1 colher (café) de azeite de oliva extra virgem
Modo de preparo
Cozinhe a batata doce. Amasse as batatas com um garfo e reserve. Em uma vasilha, misture os ovos com açafrão, sal e pimenta. Junte a batata amassada e misture. Numa frigideira, coloque um pouco de azeite de oliva e a massa. Quando estiver soltando do fundo, vire e deixe dourar. Sirva em seguida.