metropoles.com

Chef Catarina Freire comanda projeto harmonizado com cervejas e comidinhas no MimoBar

Iniciativa servida somente nos finais de semana é inspirada nas comidas afetivas dos trabalhadores das décadas de 1960 e 1970

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Mulher vestida de dolmã de chef sorrindo
1 de 1 Mulher vestida de dolmã de chef sorrindo - Foto: Divulgação

A comida afetiva tem espaço nas mesas de todos os cantos do mundo. Afinal, aquela receita passada de geração em geração é o que nos ajuda a criar raízes e formar nossos padrões culturais. E poucas coisas são tão tradicionais quanto as merendas. Elas fazem parte do dia a dia e inspiraram a Stella Artois sem glúten e a Casa MimoBar a promoverem a ação Merenda Casa MimoBar. 

A partir de sábado (18/9), o endereço vai oferecer o menu harmonizado com a cerveja sem glúten que é assinado pela chef Catarina Freire, responsável pelas cozinhas dos restaurantes Southside e Nakombi. Para a temporada, ela criou o Arroz delas (R$ 34,90). 

“Essa receita é muito afetiva, tanto para mim, quanto para a Débora, que é minha sócia do coletivo Delas. Porque nossa principal memória de infância é arroz com o que tinha na geladeira. Para ela é arroz com ovo e tomate, para mim é com bacon, frango e azeitona”, conta a chef. 

5 imagens
A chef trouxe referências afetivas para o menu
Casa MimoBar
Negra, da Casa Mimo
Catarina é chef consultora de diversas casas em Brasília
1 de 5

Merenda vem acompanhada de uma Stella Artois sem glúten

Foto: Divulgação
2 de 5

A chef trouxe referências afetivas para o menu

Foto: Divulgação
3 de 5

Casa MimoBar

Foto: Divulgação
4 de 5

Negra, da Casa Mimo

Divulgação/ Júlia Bandeira
5 de 5

Catarina é chef consultora de diversas casas em Brasília

Divulgação

O preparo é feito com carne de sol e servido com farofa de limão e maionese de ervas. Para quem quiser uma opção sem proteína animal, ela criou a versão vegana. O prato leva arroz de abóbora e cogumelos, farofa de limão e picles de cebola. Para acompanhar, uma cerveja sem glúten. 

De acordo com Catarina, os acompanhamentos são muito emblemáticos e fazem parte do rol de receitas amadas por elas. “Buscamos nossas referências mais queridas. Aquelas que trariam mais afeto para quem tivesse comprando o prato.”

O clima de afetividade vem também na escolha do espaço. A Casa MimoBar entrega um projeto que oferece aconchego aos brasilienses, com direito a cômodos que despertam a memória de quem mora, ou já morou, em casa. 

Tempero feminino

Mais que trazer uma novidade pra capital, a Merenda Casa MimoBar oferece visibilidade para as mulheres da gastronomia. Catarina Freire lembra que hoje comanda a cozinha de dois restaurantes da cidade e que enxerga um mercado extremamente misógino. 

Na busca de mostrar o trabalho das mulheres na área, ela criou o coletivo Delas junto com Débora Mendes. O grupo começou da produção de pequenos eventos e luta pela representatividade das mulheres na gastronomia. 

“Ter a possibilidade de estar a frente de um projeto desses é incrível, principalmente por ter a Stella ao meu lado. É algo memorável, porque é uma luta diária para buscar um espaço no meio gastronômico. Vamos entregar um produto que é puro amor e afeto e vai muito além da alimentação nutricional”, finaliza a chef. 

Serviço
Merenda Casa MimoBar
Casa MimoBar – 205 Norte. Informações: (61) 99267-7021. Servida todo sábado e domingo, a partir das 13h. Valor: R$ 34,90 a merenda e uma Stella Artois sem glúten.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?