Cacho de uvas-rubi é leiloado por US$ 11 mil no Japão
A variedade da fruta é cultivada exclusivamente no estado de Ishikawa e vendida, anualmente, em disputados leilões
atualizado
Compartilhar notícia
O Japão registrou, nesta terça-feira (09/07/2019), o valor mais algo pago em leilão por um único cacho de uvas-rubi: 1,2 milhão de ienes, ou US$ 11 mil. O evento aconteceu na cidade de Kanazawa, capital da província Ishikawa, na região central do país asiático. O estado é o único no mundo a produzir a variedade, batizada Ruby Roman.
A cultivar japonesa é considerada item de luxo: a produção é reduzida, para manter o interesse e o status de item exclusivo. Em 2019, a expectativa é de vender apenas 26 mil cachos.
Cada uva é do tamanho de uma bolinha de pingue-pongue e são conhecidas por serem muito suculentas e açucaradas, com baixos níveis de acidez. A Ruby Roman foi desenvolvida em Ishikawa e é posta a leilão desde 2012.
O cacho caríssimo tinha 24 uvas: cada uma custou cerca de 450 dólares. O comprador é Takashi Hosokawa, administrador de uma rede de hotéis na região. Ele prometeu que os hóspedes da casa serão agraciados com a fruta exclusiva.
Segundo o The Independent, o fato de que o recorde foi batido nos primeiros meses do reinado do imperador Naruhito foi visto como um sinal muito auspicioso por leiloeiros e comprador. “É uma grande honra poder comprar uvas Ruby Roman do estado de Ishikawa no primeiro ano da era de Reiwa”, comentou Hosokawa.