Boqueteiro: conheça a figura mais importante de um restaurante
Este polêmico cargo é o responsável por cuidar do relacionamento entre a cozinha e o salão
atualizado
Compartilhar notícia
O nome não é lá muito lisonjeiro, mas o boqueteiro é um dos componentes mais importantes de um restaurante de alta gastronomia. Seja um estabelecimento com sistema à la carte ou de menu degustação. Porém, calma: não tem nada de sexual nessa história.
https://giphy.com/gifs/eating-5HRvXqKEVrZEA
Em uma noite movimentada, várias mesas são servidas simultaneamente. Isso gera inúmeros pedidos de entrada, prato principal e sobremesa. Tudo precisa ser passado à cozinha com precisão, afinal, ninguém quer um serviço caótico. Aí, entra o famigerado boqueteiro.
A origem do nome vem da “boqueta”, aquela ampla bancada que divide a cozinha do salão e por onde passam os pratos antes de chegarem às mesas.
O papel do boqueteiro é fazer a comunicação entre essas duas (estressadas) equipes em dias de muito movimento. No momento que chega à cozinha um pedido com entrada e principal — ou com muitos cursos — todos já começam a ser preparados até o ponto de serem somente finalizados e ficarem “em espera”.
Quando o comensal termina um curso e solicita o próximo, o prato não pode demorar. Nessa hora, o garçom leva os pratos para o interior da casa, comunica ao boqueteiro a liberação da mesa e este avisa à cozinha.
Também é papel dele comunicar qualquer tipo de atraso, adição à mesa (sabe quando seu amigo resolve ir de última hora e você pede para o pedido dele chegar junto aos outros?) ou até mesmo apressar algum pedido por imprevisto.
No geral, ele é uma das pessoas mais calma e centrada da equipe, pois é pressionada tanto pela cozinha quanto pelo salão – além de precisar saber organizadamente sobre todas as mesas ocupadas do estabelecimento.
Cosme Fernandes, que desempenha a função há muitos anos (e cujos gritos na cozinha eu me lembro bem), ressalta: “É preciso conhecer todos os pratos, ter um bom relacionamento com todos para não se desentender enquanto cobra mesas e saber o que cada cliente pediu”.
Alguém se candidata à vaga?