Artigo: veja como congelar os diferentes tipos de alimentos
Em tempos nos quais muitos preparam suas refeições da semana inteira, é importante conferir algumas dicas
atualizado
Compartilhar notícia
Atualmente, é comum as pessoas optarem por uma alimentação mais saudável (menos onerosa também) e passarem a preparar marmitas para consumir ao longo da semana ou do mês. No entanto, sempre resta aquela dúvida: o que e como congelar?
Antes de dar as dicas para os diferentes tipos de alimento, ressalto o ideal: tenha uma geladeira ou um freezer vazios ao preparar e resfrie os alimentos diretamente dentro deles, sem tampa. Quanto mais rápido for o resfriamento/congelamento, menos tempo as bactérias terão para se proliferar.
Carnes: o ideal é, caso não se use carnes cozidas ou assadas, deixar um pouco abaixo do ponto desejado para, na hora de esquentar no microondas, ela se regenere no ponto adequado. Não passar demais as carnes garante uma maciez maior a elas. Os modos de preparo que permitem manutenção maior da qualidade dessas proteínas é o cozinhar ou assar.
Purês: ao meu ver, item ideal para congelamento e uso em marmitas. Mantém praticamente todas as suas características tanto em textura quanto em sabor. Deixe ele um pouco mais mole do que normalmente gosta, espalhe sobre uma placa e resfrie na geladeira antes de colocar nas marmitas, assim consegue garantir mais tempo de duração.
Vegetais: aí mora o maior problema, manter a textura de vegetais é impossível após congelar. Isso ocorre porque a água de sua composição, abaixo de 0ºC, passa a cristalizar, quebrando as fibras internas e dando aquele aspecto “borrachudo”. O ideal é branquear (colocar na água fervente e remover quando levantar fervura novamente), saltear ou tostar no forno preparos como brócolis, couve-flor, couve, aspargos, cenoura e outros. Abobrinha, berinjela, pimentão: esqueça, vão pegar aquela textura pastosa mesmo.
Raízes e tubérculos: se cozidas, mantém bem a textura amanteigada e o sabor. Isso vale para mandioca, inhame, batata e batata-doce. Assadas, manterão o gosto, porém, requentadas no microondas, não terão a textura desejada.
Frutas: outra classe de alimentos cuja textura é desfavorecida no processo de congelamento. Elas conservam bem seu valor nutricional, porém, são mais adequadas para se bater em liquidificador como vitamina.
Doces: reagem bem ao congelamento, desde que descongelados na geladeira da noite para o dia, evitando o condensamento de água. Bolos, panacotas, biscoitos, pudins e mousses, todos, graças ao alto teor de gordura e açúcar, mantém bem suas características caso congelados.