Artigo: quais são ingredientes essenciais para se ter na cozinha
Alguns itens não podem faltar na sua dispensa: veja aqui algumas dicas
atualizado
Compartilhar notícia
Há alguns itens que são sempre bom de se ter em casa, pois são coringas para vários tipos de preparos. Vou listar alguns deles e seus usos.
Sal e pimenta-do-reino: os coringas de qualquer preparo. Parece bobo listar isso, mas já fiz eventos em residências que não tinham eles e precisei sair para comprar na pressa. A pimenta deve ser preferencialmente em grãos, moída na hora, porque o sabor e o perfume ficam mais intensos (uma dica, aqueça ela na frigideira antes. Esse processo garante um tom adocicado).
Azeite e azeite extravirgem: sempre bom ter esses óleos para saltear vegetais, selar proteínas. O extravirgem vai bem no tempero de saladas, na finalização de molhos e na hora de dar brilho a preparos.
Manteiga: adiciona sabor inigualável às carnes, finaliza bem molhos, dando brilho, e é essencial em vários preparos de doces.
Ervas frescas: o ideal é ter uma horta com suas plantinhas favoritas, nem que seja em uma jardineira na janela. Caso não seja possível, compre os ramos frescos, corte uma pequena ponta do talo e deixe em um copo com água na geladeira: dura bastante. Recomendo tomilho para carne de gado e suína; alecrim em carnes brancas e frutos do mar; manjericão nos molhos; e saladas e sálvia nos molhos e vegetais.
Ovos: além de poderem ser preparados de diversas formas, espessam molhos, com manteiga preparam bernaise e hollandaise (molhos), e são base da confeitaria.
Limão: vocês sempre vêem chefs em programas de TV solicitando acidez no prato, isso se deve ao fato dessa sensação adicionar sabor e, principalmente, estimular a salivação, lubrificando as papilas e permitindo que todos os sabores fiquem mais evidenciados.
Açúcar: outro que parece evidente, mas nem sempre está presente nas cozinhas. Além dos doces, pode ser usado pra mascarar a acidez e dar um contraponto aos pratos.