Artigo: o delivery está mudando o mercado de gastronomia
Com os aplicativos de celular e a praticidade, os serviços de entrega vieram para ficar e os restaurantes estão se adaptando a isso
atualizado
Compartilhar notícia
Já tratei anteriormente da dificuldade e resistência que restaurantes voltados à alta gastronomia têm com o delivery. Pudera, toda a logística de preparo e pontos de seus pratos são pensados para que, tão logo feitos, estejam sendo desfrutados na mesa. Entretanto, é incontestável que o serviço de entregas veio para ficar e vive momento de grande sucesso comercial.
O que tem acontecido é que várias casas tem aberto apenas com operação de delivery ou mantido produtos exclusivos desse sistema, retirando do menu disponível nos apps pratos com sensibilidade ao transporte. Outro ponto importante que tem sido pensado pelos estabelecimentos é a montagem nas embalagens: várias entregas atualmente são feitas por bicicletas, o que acaba gerando mais trepidação e capacidade dos pratos de desmanchar.
Alguns espaços adaptaram sua filosofia de produção apenas às entregas, fechando o serviço de balcão, permitindo que, no máximo, seja possível comprar “para viagem” e consumir, quando há, em pequenas mesas no local.
Outra prática que tem se tornado comum são cozinhas coletivas, nas quais mais de um estabelecimento de delivery opera (equipamentos profissionais são caros e o compartilhamento deles representa um considerável corte de custos), inclusive compartilhando utensílios, algo como um co-working gastronômico.
Querendo ou não, essa tendência também tira peso do serviço de salão dos empresários. Pouca gente sabe, mas essa tende a ser a maior dor de cabeça desse ramo, visto que é uma das partes mais difíceis de se treinar e tem um nível de exigência muito alto para um salário muito baixo. Cria-se também um círculo vicioso, o mercado é muito rotativo, então não se investe em treinamento (ninguém quer gastar tempo e dinheiro em alguém que em breve vai sair) e acabamos em uma situação de difícil solução.
E a equipe de salão é o rosto da casa, não precisando se preocupar com isso, corta-se muito custo e preocupação. Além de outros itens, como estrutura, louças, copos e guardanapos.