Artigo: nove ingredientes que você deve usar com parcimônia
Alguns produtos adicionam um diferencial aos preparos, mas também podem dominar todo o prato
atualizado
Compartilhar notícia
Temperos e especiarias dão personalidade aos seus preparos, mas alguns ingredientes, caso sejam utilizados sem muito cuidado, podem dominar todo seu preparo. Pois eles são agressivos em excesso.
Anis e Funcho
O sabor de ambos é bem semelhante e igualmente forte. É aquele gosto característico da jujuba azul que quase nenhuma criança gosta – ou do absinto, que muito adulto gosta. Adiciona bastante perfume ao preparo e, para o uso do funcho, recomenda-se ferver por duas vezes antes da utilização (pouco de seus ramos). Já o anis, deixá-lo no máximo 5 minutos em infusão no que for saborizar.
Azeite trufado
Tenho seríssimas restrições com este “ingrediente”, porém, não posso ignorar que é muito utilizado e querido por muitos. Mas é, também, um sabor muito forte e marcante, capaz de comprometer todos os outros sabores do prato. O ideal é não usar mais que uma colher de chá para 200g do alimento (normalmente purês, cremes e molhos).
Coentro
Essa erva é complicada, amada em excesso por um grupo e detestada por outro. Fato é que várias gastronomias não são a mesma sem ela: leste asiático, peruana e mexicana, por exemplo. Caso você não seja um dos fãs, é recomendado a adição durante o preparo, para ir provando até chegar a um ponto de equilíbrio.
Beterraba
Quanto a esse saboroso e adocicado tubérculo, recomendo que só se use caso goste e seja o principal ingrediente de seu preparo. Uma salada com beterraba sempre a terá como sabor predominante. O mesmo com purê, outro preparo na qual ela é amplamente utilizada. Outra dica é nunca fervê-la demais, para não perder muitos os nutrientes nem alterar a cor.
Pequi
Outro caso de “ame-o ou odeie-o”. Uma coisa é fato, não dá para apenas perfumar um prato com esse fruto do cerrado, seu sabor sempre será muito presente. Para utilizá-lo, restrinja-se ao público que o aceita bem. Os haters não toleram nem o cheiro!
Canela e cravo
Coloco ambos juntos porque normalmente são assim que andam. Dão personalidade tanto a doces quanto a salgados. Devem ser usados em infusão (caso seja em pó, em minúsculas quantidades), caso contrário todo o seu preparo vai ter sabor de mingau de avó.
Alecrim
Erva aromática, combina bastante com peixes e frango, mas também pode roubar seu sabor. Caso ultrapasse a medida correta, deixa o preparo com um misto de sabor de perfume e capim. Nada agradável.