metropoles.com

Artigo: não é só a maionese, conheça as principais emulsões da cozinha

Esse princípio científico garante excelentes resultados e técnicas na cozinha, mas está presente em mais elementos do que imaginamos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Natural mayonnaise ingredients and the sauce itself.
1 de 1 Natural mayonnaise ingredients and the sauce itself. - Foto: iStock

Quem se recorda um pouco do Ensino Fundamental lembra coisa ou outra sobre as misturas e emulsões. Emulsão nada mais é que dois líquidos imiscíveis (que não se unem) em uma solução estável. Na gastronomia, essa técnica permite alguns dos preparos mais famosos que temos: a maionese.

Esse quitute se trata de uma mistura do óleo com a água da gema e isso é possível graças à pectina, que permite que esses dois elementos formem uma solução que não se separa. O ácido (limão normalmente) auxilia na ativação da pectina. A maionese serve de base para inúmeros outros molhos e preparos.

Outro muito famoso é o molho holandês e seu par, o bernaise: semelhantes à maionese, a manteiga clarificada derretida emulsiona com gemas em um meio ácido, resultando em um untuoso creme. O holandês normalmente acompanhando frutos do mar ou ovos (os famosos ovos beneditinos), já o bernaise, com mais especiarias é adequado para carnes e há quem ame com batatas. Cautela: emulsão, ao resfriar, perde sua textura.

Churrasco

Vinagrete: sim, sim, esse famoso acompanhamento de churrascos também é uma emulsão, não das mais estáveis. Ok, não é bem aquele que conhecemos, mas o original, com uma quantidade menor de vinagre e um toque de mostarda. Não necessariamente cheio de vegetais como o nosso.  Após batida, essa mistura se separa em fases caso fique alguns minutos em repouso.

Mas há algumas emulsões que não comentamos, como é o caso do chocolate. Graças à lecitina presente nele, é possível essa mistura entre gordura e pasta de cacau, açúcares e em vários casos, leite. Por isso, essa delícia é tão sensível à presença de água ou calor.

Os próprios emulsificantes são emulsões: a gordura e a água da gema são mantidas estáveis graças à pectina presente nela, o mesmo ocorre com o leite (água, nata e outras substâncias).

As emulsões são uma base para praticamente toda confecção de molhos e cremes e seu conhecimento proporciona a expansão da gastronomia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?