Artigo: formei em gastronomia, com o que posso trabalhar?
Com o diploma na mão, saiba quais são as áreas em que o gastrólogo vai atuar
atualizado
Compartilhar notícia
Você acaba de receber seu diploma em gastronomia, está ávido para botas seus novos conhecimentos em prática, enfrentar o mercado de trabalho e começar a juntar umas pratinhas. Que portas essa graduação abre? Separei algumas.
Cozinheiro
É a carreira mais óbvia, mas também bastante complicada. Entenda, você formou em gastronomia e tem uma bagagem acadêmica boa, porém, não possui conhecimento de cozinha profissional. O ideal é chegar com humildade, estar disposto a entender e aprender o funcionamento do local. Mantenha claro em sua mente, um diploma em gastronomia não o torna apto a ser chef.
Consultoria
Em termos administrativos, um gastrólogo possui uma boa capacidade para fazer consultoria em gestão. Na faculdade, ensina-se como montar um plano de mercado estruturado, confecção de fichas técnicas, técnicas de elaboração de cardápio, normas e boas práticas de higiene na cozinha. É ideal para auxiliar empresários sem formação acadêmica.
Consultor de vendas da indústria alimentícia
Esta é uma carreira que exige do gastrólogo boa capacidade de comunicação e de desenvolver vendas. Consiste em apresentar produtos do food service a potenciais clientes e comprovar a necessidade de seu uso.
O consultor deve ter um bom conhecimento de gastronomia para apresentar soluções mais práticas, mas não necessariamente precisa conhecer a rotina da cozinha industrial, embora isso possa ser um diferencial: saber os problemas ajuda a proporcionar melhores soluções.
Professor
A docência também é uma opção. No entanto, o profissional deve ter uma pós-graduação em pedagogia ou educação para poder lecionar nas faculdades. Obviamente, é necessário, além de todo conhecimento técnico, uma boa capacidade para transmiti-lo. E muita paciência.
Workshops também podem ser dados, necessitando a mesma capacidade de transmissão de conhecimento, porém, sem a necessidade de uma pós-graduação.
Personal cook
Prefiro este termo a “personal chef”, porque representa melhor a função. É uma boa carreira, tendo uma boa carteira de clientes, é possível conseguir um rendimento melhor do que o de muitos restaurantes.
Basicamente, o trabalho é adaptar cardápios ao gosto do cliente, proporcionando a experiência no local, onde ele desejar, seja casa, trabalho ou um espaço alugado.