metropoles.com

Artigo: farm to table 2.0 é a mais moderna tendência da gastronomia

O resto do mundo já está dando um passo adiante, falta o Brasil acompanhar esse processo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Variety of fresh organic vegetables in the garden
1 de 1 Variety of fresh organic vegetables in the garden - Foto: iStock

O farm to table (da fazenda para a mesa, em tradução literal) é uma tendência que já se estabeleceu em todo o mundo. Consiste, basicamente, na valorização dos pequenos produtores e utilização de insumos locais – a ideia busca romper com o intermediário entre os restaurantes e quem de fato cria ou planta a matéria-prima.

O resultado dessa cultura é colher produtos sempre frescos, orgânicos e sazonais. Na mesa, o aumento da qualidade é evidente, pratos com sabores e cores mais vivos, um custo menor e as questões ecológicas – menor distância de transporte reduz a emissão de gases poluentes.

Amplamente difundida na Europa e nos Estados Unidos, a prática ainda engatinha no Brasil, por razões como extensão territorial do país, distância de centros produtores e até mesmo burocracia na comercialização e produção.

Essa relação da cozinha com o campo estreitou-se ainda mais: debate-se, no exterior, o farm to table 2.0. Antes, o chef percebia a disponibilidade da matéria-prima que gostaria de usar e montava um menu sazonal. Como agora o diálogo está mais próximo, os cozinheiros começaram a conceber suas criações a partir de plantações específicas. O planejamento de cardápio surge com antecedência maior, porém, com uma garantia de frescor ímpar.

Isso tem permitido inclusive que o agricultor passe a conhecer maior gama de produtos e diversificar seus conhecimentos. Essa troca, que antes era apenas mais benéfica ao cozinheiro (produtos mais frescos e saborosos, conhecimento sobre a origem, preço melhor), agora beneficia também o agricultor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?