metropoles.com

Artigo: entenda o que significa o selo de denominação de origem

Vários produtos recebem o comprovante e ganham novo status dentro da gastronomia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Especial para Metrópoles
Brasília (DF), 01/10/2018  – Evento: Comidas sem lactose –  Local Teta Chesse Bar 103 Sul Foto: JP Rodrigues/Especial para Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 01/10/2018 – Evento: Comidas sem lactose – Local Teta Chesse Bar 103 Sul Foto: JP Rodrigues/Especial para Metrópoles - Foto: JP Rodrigues/Especial para Metrópoles

Vários alimentos de mercado chegam com um vistoso selo “DOC” (ou dependendo do país, AOC e DO), mas poucos sabem o que exatamente isso quer dizer. A sigla significa Denominação de Origem Controlada. Os produtos desse grupo são champanhe, brie, camembert, parmesão, grana padano e a nossa cachaça.

Na prática, esse selo garante que o produto foi feito de uma forma específica, com matéria-prima selecionada e em região determinada. O selo por si só garante uma qualidade melhor do alimento que se está comprando, no entanto, ais importante que isso, valoriza a produção local e sua história.

No DOC, misturam-se cultura e qualidade. Foi uma forma que a gastronomia mundial encontrou de não banalizar produtos que se popularizaram em excesso, comprometendo a qualidade e a identidade do alimento. Exemplo clássico é a champanhe. A bebida só pode receber esse nome por usar uvas específicas, fermentadas pelo método champenoise e na região de Champanhe, na França. O resto é espumante.

O mesmo ocorre com a queijo brie, que deve ser feito na região de Meaux, igualmente na França, com leite cru. Resultando em casca grossa e recheio cremoso. Outros laticínios, como roquefort, seguem a mesma linha.

No fim das contas, é um movimento necessário e útil. Garante a qualidade proporcionada pelo alimento que se está comprando e, ao mesmo tempo, valoriza-se a cultura e a região responsável pelo desenvolvimento histórico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?