Artigo: conheça os diferentes tipos de salsicha
Nem só de cachorro-quente e espetinho vive o mais famoso embutido do mundo. Veja suas principais variações
atualizado
Compartilhar notícia
A salsicha é um dos mais clássicos casos de amor e ódio da indústria alimentícia. A tropa da boa forma a evita por conta do alto teor de sódio e aditivos, outros criticam a forma como é feita, alegando falta de higiene. Este último, porém, é uma grande balela, reforçada pela frase antiga de que ninguém quer saber como é feita a salsicha. Tal afirmação se deve ao uso de cortes não nobres no preparo: basicamente, leva muita gordura e partes colaginosas como orelha, pescoço e bochecha.
Gostando ou não, são um sucesso. Desde espetinhos de festa junina, típicos pratos alemães até o consagrado cachorro-quente, o ingrediente bomba. Conheça as principais opções de salsichas:
Cachorro quente é a mais barata, pois leva uma mistura dos cortes menos nobres de boi e porco. Além disso, é utilizada uma quantidade razoável de cereais (principalmente proteína de soja), para que se preencha o volume do embutido. Costuma ser cozida.
Viena: normalmente encontrada nos cachorros-quentes de maior qualidade, como o nome indica, foi desenvolvida na cidade de Viena. É mais longa e costuma receber um leve sabor defumado.
Bratwurst: é a salsicha alemã, feita normalmente na chapa ou brasa. Possui inúmeras variações e pode ser feita de boi, vitelo ou porco, sendo amplamente mais comum este último. É de coloração clara e menos temperada, também mais curta.
Weisswurst: de coloração branca e originária da baviera, é feita apenas com vitela, gordura de porco e salsinha. Tradicionalmente consumida sem pele.
Currywurst: vermelha e mais grossa, costuma ser feita na frigideira e servida aberta. Apesar de curry no nome, em sua composição não vai essa combinação de especiarias, mas sim no molho que costuma acompanhá-la.
Frankfurt: é a salsicha mais longa, fina e finalizada em defumação, normalmente servida com duas ligadas pelas extremidades. Costuma ser mais cara pelo fato de utilizar ingredientes premium.