metropoles.com

African’s Grill: restaurante africano inaugurado no Núcleo Bandeirante

A casa promete um mix entre a gastronomia brasileira e o tempero do continente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 25/10/2018  Restaurante African’s Grill Local: Praça Central, lote 4 Loja 4 e 5 Hotel Ilhabella Núcleo Bandeirante Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 25/10/2018 Restaurante African’s Grill Local: Praça Central, lote 4 Loja 4 e 5 Hotel Ilhabella Núcleo Bandeirante Foto: Hugo Barreto/Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em 2009, Jonathan Fumupamba Sasakanda chegou ao Distrito Federal para estudar agronomia na Universidade de Brasília (UnB). Vindo do Congo, o estudante participava de um programa de intercâmbio. Entre estágios e aulas, aprimorou o português, gostou da capital e, nove anos mais tarde, inaugurou o African’s Grill, restaurante no Núcleo Bandeirante dedicado à gastronomia do continente.

O novo estabelecimento brasiliense, que ainda funciona em esquema de soft-opening, é o terceiro da marca no mundo. Atualmente, há lojas do African’s Grill em Orlando, nos Estados Unidos, e em Paris, na França. Após conversas com os donos da rede, Jonathan trouxe a franquia para o Brasil com o intuito de divulgar a cultura africana na cidade.

“Percebo que vários alimentos brasileiros, como o amendoim e a mandioca, fazem muito sucesso na África – pelo menos nas partes do continente que eu conheço. Aí pensei em trazer essa gastronomia para aqui”, conta o empresário.

Hugo Barreto/Metrópoles
Jonathan veio a Brasília em 2009, em programa de intercâmbio da UnB

 

Para ajudar na cozinha, Jonathan trouxe cozinheiros do Congo, Benim e Etiópia. “São culinárias com ingredientes mais aceitos pelos brasileiros. Mas seguimos uma linha geral, com pratos de todo o continente”, explica.

Atualmente, a casa trabalha com sistema de bufê (R$ 15 no almoço; R$ 20 no jantar). Em breve, vai empregar almoço a quilo e jantar à la carte.

Tempero africano
No African’s Grill há uma clara mistura dos pratos nacionais com os africanos, respeitando o intercâmbio – em grande parte forçado pela escravidão – entre o continente e o Brasil. Assim, arroz, feijão, mandioca, frango e carne ganham temperos novos e composições diferentes.

Hugo Barreto/Metrópoles
No bufê da casa, pratos brasileiros e africanos ganham espaço

 

Entre os destaques, está o fufu, prato com mandioca, arroz, feijão e carne. Outra boa aposta é o frango com molho de amendoim, uma readaptação da cozinha congolesa ao gosto dos brasileiros.

Jonathan promete, no futuro, trazer carnes exóticas – ao menos para o público local. Ele pretende servir, por exemplo, leão, animal usado na alimentação africana. Em alguns países do continente, a carne de caça é utilizada, e o felino, assim, integra o cardápio. “Só é muito mais vermelha [a carne]”, garante o restaurateur.

Para trazer o insumo ao Brasil, no entanto, Jonathan precisará de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Precisamos ver algumas questões da legislação, mas vamos apresentar a justificativa e estamos confiantes na liberação”, torce.

African’s Grill
Na Praça Central, Lote 4B, embaixo do Hotel Ilhabela. Telefone: (61) 3264-5339

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?