6º festival Goût de France destaca os sabores franceses em Brasília
Entre os dias 14 e 22 de outubro, restaurantes e cafés celebram a região do Vale do Loire, os pequenos produtores e os produtos sazonais
atualizado
Compartilhar notícia
Conhecidos pelos bistrôs, os croissants, macarons e champanhes, os franceses têm orgulho de sua gastronomia, bem como de seu savoir-faire. E, a cada ano, eles convidam todo o mundo para celebrar esse patrimônio cultural no festival Goût de France.
Após um hiato de dois anos causado pela pandemia de Covid-19, o evento retorna para sua 6ª edição, que será realizada entre os dias 14 e 22 de outubro. Diferentemente dos anos anteriores, quando o festival aconteceu em um único dia, em 2021 haverá uma semana inteira para celebrar os pratos típicos da França.
A região homenageada será o Vale do Loire, conhecida por seus castelos e vinhos. Na ocasião, também será celebrado o aniversário de 10 anos da inclusão da gastronomia francesa na lista do patrimônio imaterial da humanidade, pela Unesco.
“Após um ano de 2020 marcado por um contexto de crise sanitária sem precedentes, obrigando os protagonistas da profissão a se reinventarem, enquanto suas atividades permaneceram paradas por vários meses, é chegado o momento da resiliência, um momento tão esperado de renascimento para celebrar juntos a nova cara da gastronomia do amanhã. Um novo capítulo do patrimônio gastronômico francês, duradouro, impregnado de suas particularidades locais, da natureza e do meio ambiente, do respeito pela terra e pelos seus artesãos. Mais do que nunca, este evento pretende fazer brilhar o saber e as convicções destes chefs homens e mulheres – estes transportadores de sabores e valores – que escrevem todos os dias a gastronomia do amanhã. Uma gastronomia sensível, consciente e poderosa, que leva às gerações futuras uma mensagem universal, a da proteção da terra e das suas riquezas”, diz o comunicado publicado na página da Embaixada da França no Brasil.
View this post on Instagram
À la française
Vinte restaurantes participam do evento este ano (19 em Brasília e um na Chapada dos Veadeiros). Eles apresentam um menu composto de, ao menos, três etapas: entrada, prato principal e sobremesa ou prato de queijos. Alguns estabelecimentos oferecem também refeições harmonizadas com vinhos.
Não há um valor único para os menus e cada estabelecimento determina o preço em função do que será oferecido, sempre propondo pratos com ingredientes de produtores locais.
Gastronomia do amanhã
O Goût de France de 2021 dará destaque ainda a sustentabilidade. Ela está no coração desta 6ª edição que coloca em evidência o conceito da gastronomia do amanhã, que valoriza os produtores locais, as cadeias de fornecedores e os produtos sazonais.
“A gastronomia do amanhã é sensível, consciente, prega a alimentação ética, a cozinha sem desperdício. Ainda é portadora de uma mensagem universal para as gerações futuras, a de proteger o planeta e suas riquezas”, finaliza o comunicado.
Confira abaixo a lista de restaurantes participantes em Brasília e Chapada dos Veadeiros:
Aquavit (chef Simon Lau)
Daniel Briand Pâtissier e Chocolatier
Dudu Bar
Cantucci Osteria
Iacina Gastronomia
L´Amour du Pain
La Boulangerie
La Chaumière
La Fleur Bistrô
L’Alcofa (Pousada Inácia – Chapada dos Veadeiros)
Le Jardin Bistrot
Restaurante Downtown Senac
Sagrado Mar
Sallva Bar & Ristoranti
Santé 13
Santé Lago
Saveur Bistrot
Taypá
The Queen’s Place – Greenhouse
Ticiana Werner Restaurante
Vinalla Vinhos e Bistrô