10 pizzarias para conhecer quando estiver em São Paulo
O Metrópoles fez uma seleção imperdível para te ajudar a provar opções diferentes na capital da pizza
atualizado
Compartilhar notícia
A massa simples à base de trigo ganha um sabor especial quando é coberta por molho de tomate e queijo muçarela ralado. Não é à toa que a pizza conquistou os brasileiros e é sucesso em todo o país, mas especialmente em São Paulo.
O estado carrega a tradição da receita italiana e é considerado o local com as melhores pizzas do Brasil. Entre receitas clássicas e apostas inovadores, o Metrópoles reuniu uma lista com 10 pizzarias para conhecer em São Paulo. Confira!
1. 1900 Pizzeria
Com sete unidades em São Paulo, a 1900 promete variedade e qualidade. No menu, além das pizzas de massa tradicional, a casa conta também a versão In pala, ou seja, uma pizza de massa alta feita com blend de farinhas moídas na pedra e vendida somente em fatias. A lista de sabores conta com a Trentacinque, preparada com alcachofras, tomatinhos, creme de burrata, presunto de parma e rúcula; mas também com a Salmone, que leva cream cheese, salmão defumado, endro e molho à base de limão.
2. A Pizza da Mooca
Seja para comer sozinho ou dividir com alguém querido, A Pizza da Mooca é uma boa aposta para quem passa pelo estado. No menu da casa, a 4 Stagione é uma alternativa para quem gosta de boas combinações: cogumelos funghi, alcachofras, tomate, manjericão e parma formam o recheio. A lista conta também com a Da nonna, que foge da linha tradicional e entrega molho bechamel, frango, molho pesto cream cheese e rúcula.
3. Bráz
Os apaixonados por pizza podem bater o ponto na Bráz, seja na casa tradicional ou na Elettrica. O restaurante tem mais de 20 anos de mercado e conta com oito unidades na capital paulista, uma em Campinas e outra no Rio de Janeiro. Na Bráz Pizzaria, o menu conta com a pizza que leva o nome da marca e é feita com fatias de abobrinha assada na lenha, muçarela e parmesão. Outra pedida do cardápio é a Carbonara, preparada com muçarela, pancetta em cubos, pecorino e ovos e finalizada com pimenta do reino.
Com uma pegada mais moderninha, a Bráz Elettrica é para quem ama comer pizza com as mãos. Na lista de 12 sabores está a Portuguesa Elettrica, que leva molho de tomate, muçarela, presunto cozido, cebolas caramelizadas, clara de ovo, azeitona verde e fios de gemas.
Ver essa foto no Instagram
4. Carlos
Adorada pelas pizzas individuais e rústicas, a pizzaria Carlos possui unidades nos Jardins e na Vila Madalena, e aposta nas massas de fermentação lenta. Entre as opções de recheios está a Carlos, que leva o nome da casa e é feita com radicchio, linguiça curada, muçarela, ricota de búfala e parmesão. Outro sabor que se destaca é a Amatriciana, uma pizza preparada com panceta artesanal, queijo de ovelha, muçarela, cebola roxa, parmesão e orégano.
5. Castelões
Prestes a completar 100 anos de tradição, a Cantina e Pizzaria Castelões existe em São Paulo desde 1924. A casa conta com toalhas xadrez vermelho e branco e ambiente simples. Os clientes podem escolher se preferem a massa mais fina ou mais grossa e optar por sabores como o Castelões, combinado de muçarela, molho de tomate fresco e calabresa da casa. Mas também por pedidas como a Berinjela, feita com molho de tomate fresco, muçarela e berinjela grelhada temperada com ervas.
6. Napoli Centrale
Essa é para aquelas pessoas que amam pizza com massa fina. Com sabores bem tradicionais, como Calabresa e Marguerita, a Napoli Centrale atua há cinco anos em São Paulo. Para comemorar o aniversário, a casa está com quatro novidades que incluem temperos especiais e formatos diferentões, como a Pizza da Maria Antônia. A massa lembra uma estrela de oito pontas e leva burrata, fiori di latte, queijo de cabra, pecorino, tomate italiano assado e pomodorino Giallo. Para finalizar, lascas de pera e pesto de manjericão.
7. Paiva’s Pizzaria
Do jeitinho que a Internet gosta, a Paiva’s é aquela pizzaria de bairro que inova nos sabores e entrega mais do que a gente acha possível. No cardápio, a Batata quente oferece a mistura de queijo catupiry ou cheddar, batata frita, bacon e azeitonas. Com pegada bem paulista, a Corinthiana leva calabresa moída, milho, muçarela e azeitonas.
Outro atrativo da casa, localizada em Guarulhos, são as bordas recheadas, que aparecem em um formato bem diferente. Uma delas, a borda top, entrega tudo que os amantes de pizzas doces amam: oito bordas com recheios doces diferentes, que incluem paçoca, confete, brigadeiro e beijinho.
8. Rossopomodoro
Um dos endereços mais italianos do estado, a casa nasceu em Nápoles há cerca de 30 anos e oferece um menu recheado de clássicos da mamma. A seleção certeira da Rossopomodoro conta com a melhor marguerita de São Paulo, eleita pelo caderno Paladar, do Estadão, e pelo prêmio Veja Comer e Beber 2016 e 2017. A receita tem molho de tomate, muçarela de búfala, manjericão fresco e azeite de oliva extravirgem.
9. Speranza
Há mais de 60 anos na capital paulista, a cantina e pizzaria Speranza carrega a tradição italiana no nome e no menu. Entre as receitas da casa, a mais famosa é a Marguerita, que entrega a tradicional mistura de molho de tomate, muçarela e manjericão. Mas também é possível provar a versão Speciale, feita com muçarela de búfala.
10. Venite
Desde 1956, a Pizzaria Venite oferece uma massa fina e crocante que pode ser descrita quase como um biscoito. Na lista de mais vendidas da casa, sabores tradicionais ocupam o pódio: calabresa com cebola, muçarela e marguerita, todas finalizadas com azeitonas pretas. Mas o menu oferece também opções curiosas, como a Estrelada, uma pizza com muçarela, cebola e ovos estrelados.
Quer saber o que mais fazer em São Paulo? Confira as impressões do Metrópoles sobre o novo mirante da cidade e outras atrações locais.