metropoles.com

10 melhores docerias de Brasília, segundo o Metrópoles

Quem resiste a um doce? No DF, não faltam lugares especializados nessa tentação. Eles são o tema da vez na série Metrópoles Indica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação Casa Doce
casa doce
1 de 1 casa doce - Foto: Divulgação Casa Doce

Doce costuma despertar paixões. Quem ama, ama. Ingredientes como açúcar, leite condensado, chocolate e creme de leite, por exemplo, parecem ser bastantes para tornar qualquer receita saborosa. Mas não é bem assim.

Imprimir personalidade nessas combinações é um desafio para qualquer doceiro. Por isso é que existem muitas casas de doces, mas contam-se nos dedos as que sabem usar, com harmonia, em suas receitas a mistura desses a outros ingredientes.

As 10 casas selecionadas nesta lista cumprem (com maior ou menor precisão) esse requisito, ao qual se somam outros que fazem a excelência de uma doceria. Um deles é a criatividade para oferecer fórmulas além das clássicas. E a terceira  é impor delicadeza numa arte que tende a “gritar” no paladar.

ArabSweets
Aquela ideia de que doce árabe tem que ser muito doce perde o sentido quando se prova algumas das guloseimas expostas nas vitrines da ArabSweets. E é justamente por quebrar esse conceito que a confeitaria chama a atenção. À frente da casa está Diana Salam, filha de sírios radicados em Brasília, e Ali Assail, dono do restaurante árabe Tanura. Diariamente, eles produzem 30 tipos de doces, entre balaws (foto abaixo), mamoul e namuras capazes de conquistar quem torce o nariz para a doçaria do Oriente Médio.
408 Sul, Bloco D, Loja 19, 3551-4720. Segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 22h.

 

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Brigadeirando
O brigadeiro aparece em mais de 40 sabores e é a base para uma infinidade de receitas na Brigadeirando. Pode ser recheio de torta ou aparecer na borda de um espresso. O de creme brûlée e o de chocolate belga, por exemplo, já justificariam a entrada dessa doceria na lista. Mas a casa também faz bonito nos cupcakes — tem de churros, banana com brigadeiro, maracujá, doce de leite com nozes… Difícil escolher.
CLSW 100, Bloco A, Loja 9, 4141-5679. Segunda a sábado, das 10h às 18h.
Rua 37 Sul, lote 17/19, loja 5, Águas Claras, fone: 4141-5679. Segunda a sábado, das 10h às 19h.

 

Divulgação Casa Doce

Casa Doce
O sabor das tortas, tarteletes e docinhos expostos nas vitrines desta casa explica por que ela se firmou como uma das docerias mais disputadas da cidade. Aliás, mais que doceria. O lugar também funciona como um agradável café, padaria (produzindo pães de primeira linha) e abriga a Fabrizzio Gelato — os finíssimos gelatos disputam em pé de igualdade com os doces. A torta da foto (acima) é a dueto (massa de pão-de-ló com chocolate, recheio de de brigadeiro branco e preto e cobertura de chocolate).
112 Sul, Bloco A, Loja 29, 3445-2807. Terça a sexta, das 9h às 20h; sábado, das 9h às 19h; domingo, das 9h15 às 18h.

Divulgação

Daniel Briand Pâtissier & Chocolatier
Outras boas casas de pâtisserie francesa surgiram na cidade, mas Daniel Briand é a representação mais forte e respeitável dessa arte na capital. Seu café é o destino mais certeiro para quem quiser experimentar clássicos como a torta ópera e outras delícias. Inclusive algumas oferecidas ocasionalmente, a exemplo da paté aux prunes (foto acima), torta de ameixa, sem açúcar, coberta por uma massa chamada brisée, em que a fruta é cozinhada lentamente. Um trabalho de artista, servido como torta do mês em fevereiro.
104 Norte, Bloco A, Loja 26, 3326-1135. Terça a sexta, das 9h às 22h; sábado e domingo, das 8h às 22h.

Dulce Patagonia
Os alfajores típicos argentinos (foto abaixo) são o ponto de partida do cardápio da Dulce Patagonia, que é restrito mas suficiente para maravilhar qualquer apaixonado por doce. Os alfajores são adaptados ao paladar brasileiro, deliciosamente úmidos. E tem também os volcanos, pequenos vulcões com uma delicada casca de chocolate que, quando mordidos, soltam “lavas” de doce de leite na boca. Achou pouco? Então experimente a torta de laranja feita em finas camadas e de sabor sutil.
309 Norte, Bloco C, Loja 42, 3967-3008 e 8319 3008. Segunda a sexta, das 9h às 19h; sábado, das 9h às 18h.

Felipe Menezes/MetrópolesLabecca Café + Bistrô
As irmãs Flávia, Fernanda e Amanda Labecca conheceram a arte culinária por meio da avó, autora de muitas das receitas que elas até hoje produzem neste café e bistrô. Entre elas, os bolos de cenoura, brigadeiro e nozes, a torta prestígio (recheada com brigadeiro e beijinho) e a torta de brigadeiro branco (em que o doce aparece como recheio e cobertura de uma massa de chocolate). Mas elas não pararam por aí e ainda inventam coisas como o bolo de rolo de churros, que é de babar.
SHIS QI 13, Bloco F, Loja 10, Lago Sul, 3364-0007.  Segunda a sexta, das 11h às 20h; sábado, das 10h às 18h.


Lalé Café e Doceria
“La” é Larissa Pissarra; “lé” é Alessandra Lazzarini. As duas são responsáveis por um dos mais doces endereços da cidade. Prepare-se para encarar dúvidas quando chegar em frente ao vistoso balcão. Enquanto não decide, peça um bem-casado, macio, úmido e doce na medida. Depois pode experimentar a torta alemã de doce de leite ou o bolo de bem-casado… O que não falta aqui é diversidade de escolha. Olha só este bolo de chocolate de caneca com calda quentinha! E o melhor é que tudo isso é servido num ambiente superagradável.
411 Sul, Bloco B, Loja 16, 3248-7348. Segunda a sábado, das 10h às 19h.

Mr. Brownie
A Mr. Brownie surgiu como marca de brownie distribuída em padarias e supermercados. Surpreendeu quando abriu doceria, com uma carta de doces bem mais ampla, embora tendo o produto de origem como base para muitas receitas. Com criatividade, o brownie foi incorporado ao cheesecake, ao milkshake… E tem o brownie em formato de vulcão, recheado com sorvete de creme e coberto por um globo de chocolate meio amargo que é derretido por uma calda quente de ganache. Enche os olhos, mas nada se compara aos brownies de pote.
103 Sul, Bloco B, Loja 40, 3204-3284. Terça a sábado, das 10h às 21h; domingo, das 10h às 20h. Conjunto Nacional, 1ªº Piso, funcionamento: 10 às 22h (segunda a sábado) e das 14h às 20h (domingo).

 

Rafaela Felicciano/Metrópoles


Quitutices

A Quitutices foi criada no ano passado por Inaiá Sant’Anna e veio para enterrar de vez a associação entre restrições alimentares e comida sem graça. Inaiá utiliza matérias-primas como leite de coco, leite de castanhas e farinha sem glúten para criar quitutes doces de dar água na boca, como o bolo de pipoca (foto acima). Começou com tele-entrega, mas fez tanto sucesso que não tardou a abrir loja.
216 Sul, Bloco A, Loja 12, 3543-5057. Terça a sexta, das 10h às 18h30; sábado, das 9h30 às 16h.

Sabor Glacê
A vitrine da Sabor Glacê não impressiona pela diversidade — como a Lalé, por exemplo. A especialidade da casa são basicamente os doces e salgados por encomenda. Mas as tortas são o trunfo da casa. Podem ser solicitadas inteiras (para levar) ou em fatias (para consumo no local). A de chocolate com morangos é a peça de resistência da lista. O contraste entre o doce do chocolate e o frescor das frutas é um presente ao paladar. A de nozes também prima pela delicadeza de sabor.
108 Norte, Bloco C, Loja 4/74, 3037-7770. Segunda a sábado, das 8h às 19h.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?