1° de abril: descubra as 5 mentiras mais contadas na cozinha
Orgânicos sem pesticidas, risotos que não devemos mexer, óleo na água do macarrão. É tudo balela!
atualizado
Compartilhar notícia
Existem várias verdades universais que são passadas nas cozinhas, mas algumas delas não são tão reais assim. Nós do Metrópoles separamos as principais:
Em todo curso de risoto que se assiste, ou até mesmo nas aulas da faculdade de gastronomia, esta frase é dita. Basta usar um pouco a lógica para ver que não é tão real assim. Os risotos só precisam ser mexidos de tempos em tempos para não colar no fundo da panela enquanto ainda tem caldo. Só é necessário mexer vigorosamente na emulsão com manteiga e queijo.
2 – Orgânicos são livres de agrotóxicos
As discussões sobre questões nutricionais entre orgânicos e transgênicos não cessam, mas é consenso que os orgânicos são mais saudáveis e não levam agrotóxicos. Isso não poderia ser mais mentiroso. O Decreto 6.913 de 23 de julho de 2009 trata dos pesticidas permitidos nas plantações de orgânicos. Sim, aquele morango docinho também recebeu sua dose de veneno para se desenvolver.
3 – Óleo na água do macarrão para que ele não grude
Talvez você tenha ouvido isso da sua mãe ou da sua avó, porém não poderia ser uma afirmação mais errada. O óleo na água não faz a menor diferença. Para não grudar, a receita é simples: água fervendo, panela grande e mexer um pouco a massa durante o cozimento. A gordura colocada na panela não adere à massa ou garante uma “anti-aderência”.
4 – Carne bem passada é mais segura contra doenças
Na verdade, não. As bactérias costumam ficar distribuídas pela superfície da carne. Os músculos têm características de serem muito fechados para infecções em geral. No entanto, se ainda assim isso assusta, saiba que ao passar pelos 63º graus que deixam a carne ao ponto — rosadinha e suculenta –, todas as bactérias patogênicas já foram eliminadas.
5 – Colocar açúcar no molho de tomate reduz a acidez
Não, isso só mascara a acidez. Para reduzi-la, é necessário adicionar alguma substância básica, como o bicarbonato de sódio. Mas é preciso ter cuidado para não amargar o preparo.