“Cliente quer cozinha caseira com bom preço”, afirma Claude Troisgros
O chef conversou com o Metrópoles e analisou a retomada do cenário gastronômico no momento de controle da pandemia
atualizado
Compartilhar notícia
O sotaque francês do chef Claude Troisgros conquista quem o assiste na tevê. Depois de arrematar o público com o Que Marravilha! e o The Taste Brasil, ele chegou a ainda mais lares como apresentador do global Mestre do Sabor. Agora, o chef está também de volta ao circuito de eventos presenciais e esteve em Brasília no último fim de semana.
Depois de seis anos, ele voltou ao Mercadinho do Brasília Shopping para uma aula show de Páscoa e foi o primeiro chef renomado a fazer um evento presencial na cidade. “Ser o primeiro é sempre uma alegria, ainda mais depois de tudo que a gente passou nesses dois anos. A gastronomia voltou com uma força que mostra que nossos clientes, as pessoas que nos seguem, que são ligadas à gastronomia, estavam com saudade de uma boa comida. Saudade de sentar numa mesa e passar um momento com os amigos”, conta o chef.
Essa foi apenas uma das apresentações programadas para a agenda dele. Claude revela que está sendo bastante procurado para eventos e acredita que eles estão voltando com força. Para o chef, a trégua que a Covid-19 oferece agora tem reaquecido o mercado gastronômico.
Novos caminhos
E é nessa retomada que o francês vai abrir as portas do A Mesa do Lado, no Rio de Janeiro. O restaurante entra no que o chef chama de próximo modismo. “Acho que estamos caminhando para servir alta gastronomia em locais pequenos. Ou seja, teremos restaurantes pequenininhos, com oito, 12 lugares. Inclusive estou quase finalizando o meu”, adianta ao Metrópoles.
Ele destaca ainda que quem já aderiu a essa moda foi o chef Rafa Costa e Silva, jurado do Mestre do Sabor. Rafa e a esposa, Malena Cardiel, repaginaram o Lasai — restaurante com uma estrela no Guia Michelin desde 2015 — e abriram o espaço com um conceito que oferece uma cozinha mais exclusiva e elegante.
O grupo de, no máximo, oito pessoas vai poder sentar em um balcão e acompanhar toda a preparação do jantar. A ideia é que o chef e os clientes possam interagir durante todas as etapas da noite.
Mas além dos espaços pequenos que transformam criatividade em alta gastronomia, Claude conta que é momento das comidas caseiras ganharem espaço. “O cliente está voltando e sinto que ele quer uma cozinha de família, de alma, com uma estrutura um pouco mais caseira. E com um preço razoável, porque a pandemia foi difícil financeiramente para todo mundo”, pontua.
Novidades na tevê
O chef também está de volta às telinhas. Ele estreou a nova temporada do Que Marravilha! no fim de março, no GNT. Ao lado de Batista e da filha Carola Troisgros, ele apresenta o Encontro de Gerações, uma temporada que promete trabalhar a culinária afetiva.
“O programa está maravilhoso, porque tem um histórico de toda a família, do Batista, de gente que trabalha comigo, que produz. É uma homenagem a quem está ligado à minha vida nesses 40 anos de Brasil”, antecipa. Na atração, Claude e Batista ficam responsáveis por executar as receitas salgadas, e Carola mostra seu talento com os doces.
Além do Que Marravilha!, esse ano o chef também volta com a quarta temporada do Mestre do Sabor. O programa global deve estrear no segundo semestre do ano, mas ele conta que ainda não sabe detalhes. “Ninguém me adiantou nada, se não eu contaria”, brinca. “Vamos continuar no mesmo formato de um reality de gastronomia e estou esperando o Boninho falar comigo, me contar quais serão as provas. Acho que ele está esperando o BBB acabar para pensar nisso”, explica o francês.
Cozinhe com Claude
Aproveitando a passagem do chef pela cidade, o Metrópoles pediu uma receita. A opção pode ser uma boa escolha para quem ainda não sabe o que preparar para o cardápio dos próximos dias e quer ter um almoço com toque de chef.
Filé de peixe com banana, molho de passas e coentro
Ingredientes
– 4 filés de namorado, com aproximadamente 180g cada
– 4 bananas d’água (nanica)
– 2 colheres (sopa) de azeite
– sal e pimenta do moinho a gosto
– mini rúculas a gosto
Molho
– 200g de manteiga
– 80g de cebola picada
– 2 dentes de alho picado
– Suco de um limão
– 2 colheres (sopa) de molho de soja
– 120g de uvas passas pretas
– 1 colher (sopa) de urucum
– 8 grãos de pimenta do reino branca
– 1 colher (sopa) de coentro picado
– sal a gosto
Modo de preparo
Tempere o peixe com sal e pimenta e sele no azeite até corar. Corte as bananas em duas fatias compridas, com a casca, e coloque na mesma frigideira do peixe. Sele os dois até corarem e leve ao forno por 12 minutos, a 180 C.
Para o molho, derreta a manteiga até ficar noisette, ou seja, um pouco queimada. Acrescente cebola e alho picado e mexa. Coloque o suco de limão, o molho de soja e as passas. Junte o urucum e a pimenta em grão quebrada. Verifique os temperos e acrescente o coentro.
Para servir, retire a pele das bananas e coloque-as no centro do prato. Disponha o peixe por cima, regue com o molho e finalize com mini rúculas em cima da proteína.