Chefs Mara Alcamim e Ana Jacques comandam aula-show em Portugal
Profissionais apresentarão os aromas e os sabores do Cerrado para estudantes da Universidade Lusófona de Lisboa
atualizado
Compartilhar notícia
A chef Mara Alcamim cruzará todo o Oceano Atlântico para levar um pouco dos gostos e aromas do Cerrado para o Velho Continente. Ao lado de Ana Paula Jacques, pesquisadora em biodiversidade e professora de gastronomia do Instituto Federal de Brasília, a comandante do restaurante Universal Diner realizará, na próxima semana (02/02), uma aula-show na Universidade Lusófona de Lisboa para estudantes da pós-graduação em Cozinha Avançada.
“É uma oportunidade incrível de apresentar os sabores do Cerrado para alunos que estão estudando cozinhas do mundo inteiro. Tenho certeza que o bioma e Brasília sairão maiores e mais conhecidos depois dessa atividade”, comenta Mara. Com ingredientes como polpa de pequi, óleo de pequi, jatobá e pimenta-de-macaco, a chef promete preparar a famosa galinhada para os universitários da Lusófona.
Idealizadora do Festival Gastronômico Cerrado no Prato, Ana Jacques espera apresentar este e outros movimentos que surgiram em Brasília, como o Panela Candanga, como exemplos de projetos que contribuem para valorizar os agricultores familiares, os agroextrativistas e, sobretudo, os produtos da sociobiodiversidade. “Essa atividade conecta as duas capitais, Brasília e Lisboa, por meio da educação, da cultura, do turismo, da gastronomia e do Cerrado”, acrescenta Ana Jacques.
A delegação será reforçada ainda com a participação das produtoras culturais Luciana Fabrino e Carol Monteiro, conhecidas pelo forte trabalho relacionado à cena gastronômica da cidade. O convite para a aula-show é fruto de um acordo de cooperação firmado entre o IFB e a universidade. Ambas foram incentivadas pelo Edital Permanente do Programa Conexão Cultura DF do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do DF.