Chefs e mixologistas se mobilizam para ajudar vítimas das chuvas em SP
Após a catástrofe no litoral norte de São Paulo, chefs, mixologistas e pessoas do mercado gastronômico se unem para arrecadar doações
atualizado
Compartilhar notícia
As fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo durante o feriado de Carnaval já deixaram, até o momento, 54 mortos, além de milhares de desabrigados e desalojados. Em meio ao caos, muitos perderam tudo: familiares, amigos, casa e todos os objetos pessoais. Para ajudar, alguns chefs, mixologistas e pessoas do mercado gastronômico se mobilizam em prol das vítimas.
Um deles, o mais afetado pela tragédia, é o chef Eudes Assis, proprietário do Taioba Gastronomia, restaurante no sertão de Cambury, praia na região castigada pelo desastre.
“Não está fácil, a ficha vai caindo. A situação não amenizou. Quem está na linha de frente, como o pessoal da Defesa Civil, e segue retirando os corpos soterrados, está bem abalado emocionalmente”, contou o profissional ao Metrópoles em recente entrevista.
Ver essa foto no Instagram
Diante da calamidade, Eudes viu uma oportunidade de ajudar as vítimas: o cozinheiro nascido em São Sebastião se mobilizou e uniu 200 voluntários a fim de preparar marmitas e doar cestas básicas para os necessitados. Além disso, o cozinheiro organizou uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro para as vítimas. Outros chefs renomados, como Rodrigo Oliveira, Roberta Sudbrack e Benny Novak, abraçaram a causa.
Profissional da gastronomia que ficou isolada também faz apelo
A chef Renata Vanzetto engrossou o coro para pedir ajuda à população afetada. Ela, que estava com a família passando o feriado de Carnaval na região de Camburi, conseguiu sair de barco do local. Renata fez um post comovente comentando como estava a situação por lá quando ela e seus familiares deixar a região, buscando um local seguro.
“Parece uma guerra. Os helicópteros do exército, as filas surreais nos mercados, as pessoas com mala nas ruas, sem luz, sem sinal, sem água. Dias impressionantes. Ficamos três dias isolados e hoje conseguimos vir pra ilha, deixamos nossos carros para trás e viemos”, postou a chef.
Ver essa foto no Instagram
“Ajudem, ajudem o máximo que puderem. A cidade está devastada, as pessoas não têm mais nada, muitas não têm nem mais família. Sem palavras pro trabalho incansável de toda equipe atrás de sobreviventes, dos meus amigos ajudando nas buscas, em toda a galera levando arrecadação, de se emocionar, muito!”, complementou.
“Drink do Bem”
Um evento de bartenders de São Paulo, batizado de Drink do Bem, acontecerá neste domingo (26/2), na sede da Abrasel-SP, com o intuito de reunir profissionais da coquetelaria e pessoas interessadas em ajudar as vítimas. O comensal que comparecer com doações ganhará drinques como recompensa. Dentre os produtos para arrecadação, estão itens de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, roupas e dinheiro.
Ver essa foto no Instagram
Toda ajuda é bem-vinda
Mesmo com várias mobilizações, é importante que mais pessoas possam ajudar as vítimas. Para contribuir e divulgar a vaquinha do chef Eudes Assis, clique neste link.