Chefs de cozinha comentam polêmica da carne com leite em pó
O portal conversou com dois chefs de cozinha para explicar a polêmica que viralizou nas redes sociais: a carne com crosta de leite em pó
atualizado
Compartilhar notícia
Quem se lembra quando a carne folheada a ouro, consumida por jogadores da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar, gerou uma discussão nas redes sociais? Agora, a polêmica da vez é a picanha com leite Ninho. Isso porque o influenciador Abud Sadek publicou um vídeo no TikTok preparando a proteína com uma crosta do pó.
Na publicação, que conta com mais de 1,6 milhão de visualizações, Abud Sadek empana a picanha com leite em pó e prepara outra peça com sal. O objetivo é comparar as duas receitas e testar a ideia inusitada do criador de conteúdo Gustavo Tosta, idealizador do canal no Youtube Guga Foods.
Ao levar as duas carnes para a churrasqueira, é possível ver a picanha empanada em leite em pó com uma crosta. “E se eu falar que isso aqui é bom? Eu juro”, disse Abud Sadek ao experimentar o preparo. “Não é igual a picanha normal, porque tem um gosto diferente que eu nunca experimentei. Mas, é um gosto bom”, complementou.
@abudsadek Você nunca mais vai temperar PICANHA de outro jeito! #paravoce #brasil #foodhacks ♬ original sound – Abud K. Sadek
Nos comentários do vídeo, algumas pessoas mostraram estar dispostas a experimentar a combinação. No entanto, boa parte dos internautas achou a receita, no mínimo, asquerosa. O Metrópoles conversou com dois chefs de cozinha para explicar a polêmica.
“Eu acredito que o leite em pó modifique o sabor da carne, porque toda vez que uma partícula de sódio é fundida a uma certa quantidade de doce, o gosto do alimento é alterado para um mais marcante”, explica o chef Blit Lima, ressaltando que o sal altera o sabor do alimento quando colocado em junção com o doce.
A estrutura da proteína, no entanto, não é consideravelmente alterada, na opinião dele. “Para a carne ser mais macia ou firme, eu acredito que o leite em pó não ajude tanto. Ele pode alterar o sabor, ficando um pouquinho mais intenso, devido à mistura do sal com o doce. Por isso, as pessoas costumam gostar tanto dessa mistura”, acrescenta Lima.
Para o chef André Batista, por outro lado, o leite é usado por alguns cozinheiros para amaciar e deixar o frango mais suculento. Já na carne, o efeito pode ser o mesmo, ou seja, deixá-la mais fofinha.
“Caso o ácido láctico seja ativado em pouco tempo, ele vai deixar a carne mais macia mesmo. Eu não faria, mas não condeno também — até porque existem receitas piores no TikTok”, comenta o culinarista.
E você, testaria esta tendência em casa?