metropoles.com

Chefs da capital disputam “Oscar” da gastronomia brasileira

Entre os indicados ao Prêmio Dólmã, quatro nomes brasilienses aparecem: Lui Veronese, Ronny Peterson, Tonico Lichtsztejn e Otávia Cabral

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
chef Lui Veronese
1 de 1 chef Lui Veronese - Foto: Divulgação

O Prêmio Nacional Dólmã é a premiação mais importante da gastronomia brasileira. Idealizado em junho de 2013, ele elege os melhores profissionais da área nas categorias nacional e estadual. 

Representando o Distrito federal na disputa deste ano, quatro chefs da capital se destacaram e foram indicados ao prêmio. Na categoria nacional pela região Centro-oeste, o chef Lui Veronese (foto em destaque), recém saído do programa Mestres do Sabor

O cozinheiro ficou entre os quatro primeiros na competição. Em Brasília, Lui já atuou ao lado de grandes chefs como Simon Lau e Francisco Ansiliero. Esteve à frente de casas como Sallva e Cru Balcão Criativo.

Agora, o profissional busca ainda mais crescimento. “Ser reconhecido como um desses profissionais que procura fazer um trabalho progressista para o setor é legitimamente honroso! Tenho gratidão por ser um dos indicados ao prêmio que tem tanta importância, principalmente quando promovido por uma organização responsável e com diretrizes que valorizam a gastronomia nacional e todas as suas vertentes”. 

Na categoria estadual está o chef Ronny Peterson. O pernambucano radicado em Brasília abriu recentemente a casa multicultural Aroma, na 407 Sul. Além dela, ele já comandou o Gero e o ‘A Mano

“A expectativa para ganhar é a mais alta. Estou sempre inovando para crescer na profissão e ganhar reconhecimento”, contou, em entrevista ao Metrópoles

5 imagens
Otávia Cabral
Chef Tonico Lichtsztejn
Chef Lui Veronese
Estatuetas do Prêmio Dólmã
1 de 5

Chef Ronny Peterson

Reprodução/ Instagram
2 de 5

Otávia Cabral

Arquivo pessoal
3 de 5

Chef Tonico Lichtsztejn

21 Estúdio Criativo/Divulgação
4 de 5

Chef Lui Veronese

Julia Bandeira/Especial para o Metrópoles
5 de 5

Estatuetas do Prêmio Dólmã

Outro nome que irá competir por Brasília é Tonico Lichtsztejn. Apaixonado por cortes especiais e churrasco, ele já foi chef do Cowtainer, casa especializada em costelas, no Pier 21.  

A última indicada é a chef Otávia Dom Cabral. Ela está à frente do bufê DoMass, além da La Massas Restaurante e do Firma GastroBar, em Goiânia.  “É muito gratificante ser reconhecida pelo meu trabalho que tanto amo fazer. É um sonho para qualquer chef”, celebrou. Ela frisou que está orgulhosa de representar o DF. “Vamos juntos mostrar nossa gastronomia do cerrado para o Brasil”. 

“Um orgulho representar o cerrado brasileiro, aqui temos uma diversidade de ingredientes a serem explorados e apresentados ao Brasil, em forma de sabor e amor. Aqui nasci e vivo, sempre rodeada dessas belezas, aprendendo com minha família o que cada ingrediente cultivado no campo pode se transformar, a comida de raiz só traz lembranças boas”, escreveu ela sobre a indicação em seu Instagram. 

A final do Prêmio Nacional Dólmã vai acontecer no Piauí, em março de 2020.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?