metropoles.com

Chef Ian Baiocchi apresenta Cerrado brasileiro na Expo 2020, em Dubai

O evento apresentou inovações de mais de 190 países. Representado o Brasil, o chef goiano ensinou receitas com alimentos regionais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Pimentel / Metrópoles
Goiânia (GO), 27/02/2018 IZ Goiânia e o perfil do chef Ian Baiocchi Local: IZ Goiânia Foto: Bruno Pimentel/Metrópoles
1 de 1 Goiânia (GO), 27/02/2018 IZ Goiânia e o perfil do chef Ian Baiocchi Local: IZ Goiânia Foto: Bruno Pimentel/Metrópoles - Foto: Bruno Pimentel / Metrópoles

Tem brasileiro fazendo sucesso na “gringa”! Representante da gastronomia artesanal e do Cerrado brasileiro, o chef goiano Ian Baiocchi participou nesta semana da Expo 2020, maior exposição mundial desde o início da pandemia, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Com inovações em diversos setores de mais de 190 países do mundo, o evento teve início no último dia 1º e será realizado ao longo dos próximos seis meses.

O chef goiano foi convidado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para ministrar um cooking show nessa terça-feira (7/12), com receitas que representam o bioma do Cerrado.

“É uma grande honra representar o Brasil, representar o Cerrado, que é a nossa casa e é um lugar tão infinitamente rico. A ideia é mostrar para todos o quanto os alimentos do Cerrado proporcionam experiências culinárias únicas”, afirma Ian.

A ação tem como objetivo mostrar a biodiversidade do Brasil, esclarecer a origem e os benefícios dos alimentos produzidos e promover as exportações de alimentos e bebidas do País. E o desafio dado ao chef Ian foi o de incluir nas suas receitas com ingredientes do Cerrado, algo da culinária dos Emirados Árabes Unidos, para evidenciar como é possível usar os alimentos produzidos no Brasil no cotidiano de outros países.

5 imagens
Marmelada Santa Luzia
Chef goiano Ian Baiocchi
Chef goiano Ian Baiocchi
O workshop aconteceu em Dubai
1 de 5

Cupim braseado, com caramelo de banana, tartar de vegetais com couve e farinha de milho

Divulgação
2 de 5

Marmelada Santa Luzia

Divulgação
3 de 5

Chef goiano Ian Baiocchi

Divulgação
4 de 5

Chef goiano Ian Baiocchi

Divulgação
5 de 5

O workshop aconteceu em Dubai

Divulgação

Para o evento, Ian elaborou um menu composto por Bombom de queijo e marmelada de Santa Luzia e Baguete com flor de sal como entrada. No prato principal, Cupim braseado, com caramelo de banana, tartar de vegetais com couve e farinha de milho. Finalizando as etapas, Pistachella, feita à base de pistache, com baru caramelizado, crocante de broa de milho e sorvete de milho verde.

“A marmelada Santa Luzia é produzida a partir de marmelo. É um produto típico da cidade goiana de Luziânia, anteriormente chamada de Santa Luzia. A marmelada Santa Luzia é um doce centenário goiano, cuja cultura e receita foram transmitidas de geração em geração. Já a castanha de baru é um fruto nativo do Cerrado, da árvore Baru e possui um sabor único e excelentes qualidades nutricionais, rico em vitaminas e muito utilizado para fins medicinais, cosméticos e na culinária brasileira. E o cupim é proveniente da corcova do gado Zebu Brasileiro. Trata-se de um corte de carne tenro, rico, desossado e marmorizado”, explica Ian sobre a escolha dos ingredientes para o menu.

A demonstração de Baiocchi foi realizada no Pavilhão Brasil e a programação ainda contou com uma cozinha de fusão, na qual o chef goiano cozinhou em parceria com o chef do Pavilhão do Chile, e que pode ser vista nas mídias sociais do Pavilhão do Brasil.

Além de Ian Baiocchi, foram convidados os chefs Rodrigo Oliveira, Thiago Castanho e Guga Rocha, que representaram o os outros biomas do país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?