Chef Alex Atala lança livro sobre a história da mandioca no Brasil
O livro conta com mais de 400 páginas em que ele exalta o alimento com ajuda de fotógrafos, cozinheiros, pesquisadores e indigenistas
atualizado
Compartilhar notícia
Eleito o 8º melhor chef do mundo pelo The Best Chef Awards em 2021, o chef Alex Atala lançou o livro Manihot Utilissima Pohl: Mandioca (R$ 179,10), pela editora Alaúde. A obra é resultado de dois anos de trabalho e exalta um dos ingredientes base da culinária brasileira, a mandioca.
“É um livro escrito por muitas mãos sobre um dos alimentos mais populares do país, presente de Norte a Sul do Brasil”, escreveu Atala em um post sobre o livro no Instagram.
Nas mais de 400 páginas escritas, Alex Atala fala sobre a raiz com ajuda de pesquisadores, cozinheiros, indigenistas e cronistas. O chef mostra a versatilidade e a importância desse alimento para a cultura e história brasileira, desde quando o território era ocupado apenas por índios até hoje.
Além disso, a obra também conta com ajuda de fotógrafos para mostrar as etapas de plantio, processamento e preparo da mandioca. Entre os nomes presentes na publicação estão Pedro Martinelli, Iêda Marques, Renato Soares e Elza Lima.
Força da mulher
O livro de Alex Atala também apresenta mulheres que possuem roças para cultivo de mandioca. Nas páginas, ele explica como elas trabalham juntas e se revezam para cuidar das terras umas das outras.
“Dizem as mulheres de hoje que as antigas eram mais sábias: trabalhavam na roça antes do sol quente. Hoje em dia já não têm tanta pressa, dizem, fazendo-se a primeira refeição tranquilamente e com longas conversas antes de sair para a roça”, diz um trecho da publicação.
No texto, o chef apresenta também a presença das crianças durante esse trabalho. De acordo com material divulgado, os bebês são carregados em “tipoias” (algo parecido com os cangurus que conquistaram as mães nos últimos anos) até a roça e descansam em redes improvisadas.
Quem é
Alex Atala é considerado um dos principais nomes da gastronomia brasileira mundo afora. Em entrevista ao Metrópoles, em setembro deste ano, ele destacou a importância de apresentar os sabores do Brasil a quem vem de fora. “A cozinha brasileira é nossa e ela vai ganhar a sua potencialidade no dia que nós conjugarmos esse verbo no presente”, afirmou.
Ele comanda restaurantes premiados em São Paulo. No D.O.M., Atala trabalha apenas com menu degustação, enquanto no Dalva e Dito oferece a culinária afetiva do Brasil. Para se arriscar em receitas internacionais, ele criou o delivery Noix este ano.