Canastra fica na 12ª colocação em lista de melhores queijos do mundo
Elaborada pelo TasteAtlas, a lista engloba outros queijos brasileiros, como o minas e o coalho
atualizado
Compartilhar notícia
Mais uma vez, os queijos brasileiros ganharam reconhecimento internacional. O TasteAtlas, guia gastronômico que reúne e avalia comidas do mundo inteiro, elaborou um ranking dos 100 melhores queijos do planeta. O queijo da Serra da Canastra ficou na 12ª colocação do ranking, à frente de consagrados queijos italianos e franceses, como o mozzarella e o gruyère.
Outro que figurou a lista foi o queijo coalho, que ficou na 39ª posição. O minas aparece na 94ª colocação. Os queijos foram avaliados com notas de 1 a 5, baseadas em avaliações de usuários, chefs e especialistas do mundo inteiro. O queijo Canastra levou nota 4.7 e, por pouco, não conseguiu cavar uma vaga no top 10.
O top 10 contou com 8 queijos italianos. O primeiro colocado foi o Parmigiano Reggiano, queijo italiano da região de Parma. O queijo da Serra da Estrela, considerado “primo” do Canastra, ficou na quinta posição, representando a culinária portuguesa.
Ver essa foto no Instagram
Não é a primeira vez que o queijo da Canastra é reconhecido por premiações e rankings internacionais. Em 2022, a própria TasteAtlas elegeu o queijo da Serra da Canastra como o melhor queijo do mundo, resultado que gerou comemoração por parte de diversos produtores rurais e entidades governamentais de Minas.
A iguaria mineira é produzida por meio de leite de vaca cru em cidades na região da Serra da Canastra. Em 2008, o queijo foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN.