metropoles.com

Brasília de A a Z: 26 restaurantes para conhecer na capital federal

Para comemorar o aniversário de Brasília, celebrado neste domingo (21/4), o portal listou 26 restaurantes que são a cara da capital; veja

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Metrópoles
1 de 1 Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

Brasília completa 64 anos neste domingo (21/4) e segue como uma cidade jovem, dinâmica e repleta de atividades. Nos quatro cantos da capital, o quadradinho sempre está de portas abertas para receber visitantes ou moradores locais, atraídos pela diversidade cultural e gastronômica.

Se você quer conhecer Brasília de uma maneira diferente, aqui vão 26 restaurantes de A a Z que são a cara da cidade. Vale lembrar que essa é apenas uma seleção de alguns dos estabelecimentos que representam a essência gastronômica do DF. Há, certamente, muito mais a se desbravar — ainda bem.

Confira abaixo:

A: Acervo Coffee Roasters

O Acervo Coffe Roasters busca oferecer uma experiência diferenciada a cada xícara. Com unidades na Asa Norte e no Casapark, a casa oferece bebidas e comidinhas, como bolo, tortas e matchas, além de vender diferentes torras de cafés plantadas por produtores especiais.

Há diversas opções da bebida feita com o grão

B: Bar Beirute

Quem é de Brasília e nunca ouviu falar do Bar Beirute está vivendo na cidade errada. Brincadeiras à parte, o Beirute foi inaugurado em 16 de abril de 1966 e é um dos estabelecimentos mais tradicionais da capital. O cardápio inclui cerveja gelada, pratos para compartilhar e petiscos.

C: Casa Baco

É no Casapark e Mané Mercado que fica a Casa Baco, comandada pelo chef Gil Guimarães. Por lá, é possível encontrar pratos clássicos da cozinha italiana, assim como releituras do país da Bota com ingredientes do Cerrado.

D: Dog da Igrejinha

O Dog da Igrejinha é conhecido pela maioria, se não todos os brasilienses. O estabelecimento conta com opções de cachorro-quente tradicionais, como o Chapa, que leva pão, salsicha, bacon, creme de alho ou atum, queijo, milho e batata; e “diferentonas”, a exemplo do Frango na Chapa e Calabresa.

Dog da Igrejinha
O cachorro-quente da Igrejinha virou uma franquia famosa em Brasília

E: Ernesto Café Especiais

O Ernesto Café Especiais, na 115 Sul e 108 Norte, possui um cardápio repleto de opções para tomar um bom café da manhã ou lanche da tarde. Isso inclui pães, bolos, tortas, cafés, caldos e chás, além de pratos veganos e vegetarianos.

F: Fornassa Restaurante

Localizada em Águas Claras, o Fornassa Restaurante funciona no sistema de rodízio. Tem pizza, cortes de carnes nobres na parrilla, camarão, saladas e até sushi e sashimi. O estabelecimento fica na quadra 301, na Avenida Parque de Águas Claras.

G: Girassol Alimentação Saudável

Uma opção leve e saudável para o dia a dia é o Girassol. O restaurante, situado na 409 Sul, busca oferecer o melhor da comida vegetariana para os clientes, livre de transgênicos e substâncias tóxicas. O almoço é servido no quilo, além de opções de lanches, saladas e açaí.

H: Haná Japonês

No restaurante Haná, na 408 Sul, uma variedade de opções de sushis, sashimis, temakis, robatas e pratos quentes fazem parte do menu. É uma boa pedida para quem aprecia a culinária japonesa.

Foto colorida de comida japonesa - Metrópoles
Haná Restaurante Japonês

I: IVV Swinebar

Funcionando desde 2016, o IVV Swinebar é o ambiente perfeito para beber uma boa taça de vinho. O local ostenta uma completa carta de vinhos e deliciosas opções para petiscar, como bruschettas e tábua de queijos. A casa está localizada na 314 Norte.

J: Jamburita

Ali pertinho, na 714/715 Norte, o Jamburita traz um pedacinho da cozinha brasileira (sobretudo a nortista) para a capital. Atendimento de qualidade e espaço livre de preconceitos fazem parte da rotina do restaurante. O cardápio também é diferente, com receitas que levam ingredientes tipicamente brasileiros, como jaca e quiabo.

K: Kay Pacha

O Kay Pacha é um restaurante peruano que funciona na 309 Norte. No cardápio do espaço, há clássicos como ceviche e chicharrón, feito com costela, pernil e panceta suína fritas ao ponto de ficar douradas e crocantes. Já para beber, destaca-se o Sumaq ñusta, com pisco, xarope de orquídeas, clara de ovo e suco de limão.

Foto colorida de um ceviche - Metrópoles
Kay Pacha

L: Libanus

Um dos botecos mais conhecidos da Asa Sul e com unidade em Águas Claras, o Libanus serve diferentes pratos executivos e para família, como parmegiana, peixes e picanha. Não dá para esquecer, também, dos kibes e pratos árabes. Há também cerveja gelada e petiscos que combinam com uma boa conversa de bar.

M: Madre Teresa Deli

Quem já comeu no Madre Teresa afirma que vale muito a pena sentar no estabelecimento e se deliciar com os lanches. A ideia de simplicidade vai da porta de entrada aos pratos servidos aos clientes. Porém, o cardápio surpreende com as inovações, como o Memorável, feito com maionese de pastrami.

N: Nonno Cantinetta

O Nonno Cantinetta transporta a clientela para as tradicionais cantinas italianas. Situado no Brasília Shopping, na Asa Norte, a casa trabalha com “comida raiz”, relembrando os grandes clássicos italianos, como pizza e lasanha, com bastante sofisticação.

O: Oni-uno

Com uma unidade na quadra 103 do Sudoeste, o Oni-Uno é uma sorveteria que comercializa diferentes sabores. Além dos clássicos, como o de chocolate e de frutas vermelhas, há sorvetes de cheesecake de morango, manga e maracujá, laranja e paçoca.

4 imagens
Sorvete de jaca
Sorvete de abacate
Sorvete de hortelã com chocolate
1 de 4

Sorvete de limão com manjericão

@oniunogelato/Instagram/Reprodução
2 de 4

Sorvete de jaca

@oniunogelato/Instagram/Reprodução
3 de 4

Sorvete de abacate

@oniunogelato/Instagram/Reprodução
4 de 4

Sorvete de hortelã com chocolate

@oniunogelato/Instagram/Reprodução

P: Por do Sol

Não podemos falar de Brasília sem citar o Pôr do Sol, conhecido popularmente como PDS, na 408 Norte. O bar e restaurante tem feito a alegria dos universitários desde 1997. Por lá, o tema é: cerveja gelada e petisco de boteco, tudo com preço amigo.

Q: Quanto Café

O Quanto Café é uma das cafeterias queridinhas dos amantes da bebida. De cafés especiais a opções clássicas, o estabelecimento proporciona uma boa experiência ao ar livre. A cafeteria fica na 103 Norte.

R: Roma Restaurante

Há mais de seis décadas, o Roma serve o filé à parmegiana que marcou gerações. O restaurante foi inaugurado uma semana antes da própria capital federal, na W3 Sul, mas mesmo assim, continua oferecendo um serviço excelente.

Tijolos aparentes, fotos antigas da Itália e cadeiras acolchoadas são características do local, que ajudou a formar a gastronomia brasiliense.

S: Stonia Ice Creamland

A rede brasiliense Stonia Ice Creamland serve gelatos na pedra e no pote, milk-shakes, açaí e cafés. Uma das sobremesas mais pedidas é a Avalanche, que serve até quatro pessoas. Ela vem em uma taça com brownie, gelato Stonia, Nutella, morango, Ferrero Rocher, Kit Kat e brigadeiro de colher, entre outros ingredientes.

Avalanche da Stonia
Avalanche é a taça mais pedida da casa

T: Tia Zélia

Reduto tradicional da esquerda na Vila Planalto, em Brasília, o restaurante Tia Zélia funciona há 20 anos. Por lá, espere por comida caseira com influências baianas. O cardápio, porém, é rotativo, ou seja, cada dia da semana há um prato diferente. Isso inclui bife acebolado, dobradinha, feijoada e frango com quiabo. Quinzenalmente, a casa também recebe um samba animado com artistas locais. Vale conhecer.

U: Universal

Localizado na 210 Sul, o Universal foi “criado para agradar até quem é de outro mundo”. A casa, inaugurada em 12 de dezembro de 1997, sempre buscou trazer sabores novos aos brasilienses. Por isso, o cardápio é um diferencial à parte.

V: Viçosa

Sabe aquele lugar que sempre salva quando você está com fome, mas com pouco dinheiro? Ele se chama Viçosa, a tradicional pastelaria que conquistou o coração dos brasilienses.

Conhecido pela unidade da Rodoviária do Plano Piloto, o local serve pastéis de variados recheios, como carne e queijo, acompanhados de caldo de cana, sucos e refrigerantes.

W: (Churrasquinho da) Wal

Espetinho é o forte do Churrasquinho da Wal. Quem mora no Guará ou frequenta a região já deve ter ouvido falar do estabelecimento, que oferece opções de jantinha com espetinho, arroz, feijão-tropeiro, mandioca e vinagrete.

X: Xique-Xique

O Xique-Xique é um clássico da capital desde 1978, quando foi inaugurado. Conhecido pela carne de sol acompanhada de porções de feijão de corda, mandioca na manteiga, arroz, paçoca, o local é ponto de encontro de amigos e famílias no DF.

Carne de sol completa
Carne de sol do Xique-Xique

Y: Yalla Habibi

“Comida árabe de verdade”: é assim que o Yalla Habibi se define. Com unidade em Águas Claras e Sudoeste, o carro-chefe da casa são os shawarmas, que podem ser preparados com carne, frango, kafta, falafel e misto.

Z: Zante Taverna Grega

O Zante Taverna Grega fica na 210 Sul e traz um pedacinho da Grécia para Brasília. Entre as opções, vale provar a tradicional Moussaka, um dos best-sellers da casa. O prato leva camadas de berinjelas e batatas grelhadas no azeite, carne moída com redução de tomate e finalização com molho béchamel e queijo parmesão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?