1 de 1 whiskey and natural ice on old wooden table
- Foto: iStock
Viajar é um dos grandes prazeres da vida. Para os amantes de gastronomia, alguns destinos oferecem roteiros com comida e bebida tradicionais. Além da conhecida rota dos champagnes franceses em Bordeaux, um outro caminho tem feito sucesso: o do uísque, na Escócia.
2 imagens
1 de 2
São mais de 100 destilarias em funcionamento em todo o país. Cerca de 40 delas estão concentradas em Speyside
iStock
2 de 2
O que poucos sabem, entretanto, é que apesar da região ser banhada pelo famoso rio Spey (daí o nome de Speyside), nenhuma destilaria usa sua água para a produção de uísque
iStock
Coração da produção de uísque escocês, a região de Speyside concentra aproximadamente quase metade das destilarias do país. Para os admiradores da bebida, são quase 40 locais diferentes dedicados ao “puro malte”.
Lá é possível explorar diversas destilarias: Glen Moray, Macallan, Glenfiddich, Balvenie, Aberlour, Cardhu, Glenlivet, Glenfarclas, Strathisla, entre outras. A maioria delas fica nos arredores da mesma estradinha, conhecida como Whisky Trail, entre as cidades de Elgin e Dufftown, ao Nordeste da Escócia.
Veja algumas destilarias:
6 imagens
1 de 6
Além de Speyside, a Escócia conta com outras quatro regiões produtoras de uísque: Campbeltown, Highlands, Lowlands e Islay.
iStock
2 de 6
Strathisla ou Casa de Chivas —
A Strathisla produz o Chivas Regal desde 1950. Com belíssima e requintada estrutura, a destilaria oferece um passeio que vale também pela paisagem. Foi fundada em 1786, com o nome de Milltown. Tornou-se Strathisla por volta de 1870. Boa parte das instalações e prédios são do tempo de sua fundação.
iStock
3 de 6
Glenfiddich —
É segunda marca de single malts mais vendida do mundo. Do grupo William Grant&Sons, foi fundada em 1887 por William Grant, ex-funcionário da destilaria Mortlach. Com muita paixão e esforço (20 anos de trabalho), ele juntou dinheiro suficiente para abrir o próprio negócio.
O local também é muito procurado pois seus recursos audiovisuais facilitam a visitação do público. Também conta com loja e restaurante.
iStock
4 de 6
Glenlivet —
Maior vendedora de single malts do mundo e conhecida por sabores suaves e florais. A Glenlivet foi a primeira destilaria a ter o direito legal para a produção de uísque.
iStock
5 de 6
Balvenie — É a primeira destilaria na rota do uísque. Por estar próxima ao castelo de Balvenie, herdou o mesmo nome. Foi aberta no final do século 19 por William Grant, como anexo da produção de Glenfiddich, para se dedicar apenas ao tipo blended. Sua 'independência" da Glenfiddich foi apenas na década de 1970.
Reprodução/Instagram
6 de 6
Macallan — Ícone da indústria, a destilaria trabalha apenas com envelhecimento em barris de carvalho europeu de vinho Jerez (Sherry Oak Casks), barris de Bourbon e carvalho americano. Fundada em 1824, conta com diversos recursos que auxiliam na compreensão de todo o processo de produção da bebida.
Reprodução/Instagram
Em Edimburgo, capital do país, encontra-se a Scotch Whisky Experience (Experiência do Uísque Escocês). A atração fica próxima a um castelo e oferece diversos tipos de passeio. Lá, por exemplo, está a maior coleção de garrafas da bebida: mais de 3,5 mil exemplares diferentes.
3 imagens
1 de 3
A agência Snew Travel realiza o roteiro regularmente com acompanhamento do especialista em bebidas Cesar Adames
Michael Melo/Metrópoles
2 de 3
Bandeira da Escócia
Pixabay
3 de 3Natália Jaguaribe/Divulgação
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
3.
Configurações do site
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?