Vem aí a Negroni Week. Conheça a história desse clássico drinque
Mais de 100 bares e restaurantes participam da terceira edição brasileira do festival que celebra o coquetel, criado por volta de 1919
atualizado
Compartilhar notícia
Por volta de 1919, em Florença, o conde Camillo Negroni foi ao Caffé Casoni e pediu seu drinque favorito, o Americano. Mas, inspirado na última viagem que havia feito a Londres, decidiu que era hora de mudar, com um toque de gim no lugar da água com gás.
O barman não só satisfez o pedido como acrescentou ao coquetel uma fatia laranja, em vez de limão. Dizem que foi assim que nasceu o Negroni. Se é verdade ou não, pouco importa, virou lenda. E a receita se perpetuou através de gerações.
Uma prova de que o coquetel nunca saiu de moda é a Negroni Week, que ocorre desde 2013 em diversos países. No Brasil, festival acontece pela terceira vez, entre os dias 5 e 11 de junho, em 33 bares e restaurantes de oito cidades.
Em Brasília, La Rubia Café, Restaurante Universal, Loca Como Tu Madre e Balcony participam do evento. A Negroni Week ocorre simultaneamente em outros cerca de 60 países, totalizando mais de 100 estabelecimentos participantes.
Diferentes versões
No período, cada estabelecimento inscrito serve diferentes versões do Negroni, dando toques pessoais à mistura gim, vermute e Campari. Algumas casas realizam eventos com bartenders convidados e a renda obtida é parcialmente doada a uma organização beneficente.
Enquanto o festival não chega, você pode ir treinando em casa suas habilidades de bartender, fazendo seu próprio drinque. É só seguir a receita oficial de Negroni (reconhecida pela International Bartenders Association — IBA);
Ingredientes:
– 1 parte (30ml) de Campari
– 1 parte (30ml) de gin
– 1 parte (30ml) de Cinzano 1757 Rosso
– 1 fatia de laranja
Modo de preparo:
– Coloque todos os ingredientes diretamente num copo baixo, cheio de gelo e decore com uma fatia de laranja.