metropoles.com

Tim-tim! 17 opções de bons vinhos para brindar nas festas de fim de ano

O Metrópoles conversou com três especialistas e reuniu opções para todos os gostos e bolsos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Brinde com espumante
1 de 1 Brinde com espumante - Foto: null

É, 2020 está acabando. Com a chegada de dezembro, as festas de fim de ano estão cada dia mais próximas e, com elas, brindes de tristezas e alegrias para relembrar o ano difícil que o mundo passou. Contudo, apesar das dificuldades nos mais diversos setores do país, não houve período melhor para a venda de vinhos no Brasil que este.

Segundo dados da Ideal Consulting, as vendas mensais de vinhos e espumantes alcançaram a marca de 63,4 milhões de litros durante o isolamento social. No total, entre janeiro e agosto, foram 313,3 milhões de litros, 37% mais que no mesmo período de 2019.

E promete aumentar! Segundo Arthur Piccolomini de Azevedo, sommelier e vice-presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), a expectativa é de que, durante as festas de fim de ano, cresça ainda mais o número de garrafas vendidas ao consumidor final. “O setor está otimista. Como a maior parte das pessoas vai passar o Natal e o Ano-Novo em casa, com poucas pessoas, familiares próximos, é possível que as pessoas optem por um vinho ou espumante”, explica.

Harmonização perfeita

Segundo a sommelier Luciana Gomes Sá, a harmonização com a ceia é mais fácil do que parece. “As comidas de Natal e Ano-Novo são fáceis de casar bem com vinhos diversos. O importante é escolher um bom rótulo e eleger um vinho que ressalta o sabor dos pratos sem roubar o sabor”, afirma a profissional.

Para o chester e para o peru, por exemplo, a indicação da expert é um vinho tinto mais frutado. “Quem quiser, pode apostar nos estilos Shiraz ou Malbec. Vai combinar perfeitamente com os temperos e sabores fortes desse tipo de carne”. Já para o tender ou pernil, a aposta é em vinhos brancos, espumantes ou tintos de corpo médio, como o Merlot. “Por ter um sabor muito marcante, a carne suína é mais versátil”, comenta.

O famoso arroz de Natal, com frutas secas, como damascos, tâmaras, uvas-passa, amêndoas e nozes, também pode combinar com um bom rótulo. “O prato pede uma bebida que arremate essa mistura. O ideal é servir com um vinho de acidez moderada, delicada concentração de açúcar e presença frutada”, conclui a sommelier.

Já a sommelier Ana Clara Carvalho, que, além de estar à frente da carta do restaurante italiano A’ Mano, ainda comanda um e-commerce próprio de vinhos chamado Dionísia, explica que é bom começar com um vinho que mate a sede. “Pode ser um espumante, um vinho branco ou rosé”, recomenda.

Para a ceia, ela destaca que é importante observar o peso da comida e do vinho, o contraste do doce com o salgado, a acidez com a gordura. Para não ficar nenhuma dúvida sobre quais rótulos escolher, o Metrópoles elencou as melhores opções para investir na hora da ceia. Confira e aproveite:

Cava Don Román Brut – para comprar, clique aqui

Ideal para acompanhar aperitivos e peixes, esse espanhol é seco, fresco e equilibrado. Elaborado na região de Penedès, tem boa persistência e acidez agradável.

Toscanini Reserva Chardonnay – para comprar, clique aqui 

Toscanini Reserve Chardonnay

O Toscanini Reserva é um vinho uruguaio feito na região de Paso Cuello com a uva Chardonnay. O vinho passa 10 meses por barrica de carvalho – que ajuda a imprimir a estrutura necessária. Ele é cheio de sabor e acidez, combinando por similaridade e contraste peixes.

Caves de Cairanne Grande Resérve branco – para comprar, clique aqui

Vinho Branco Grande Reserve França Calvet 2017 750 ml Chardonnay

Rótulo eleito Best in Show no Decanter World Wine Awards, é excelente acompanhamento para peixes, aves, queijos e saladas. Possui aromas florais e frutados, com notas de mel. Em boca destacam-se o equilíbrio e a persistência.

Veuve du Vernay Brut Rosé – para comprar, clique aqui

Esse espumante é para quem prefere um rosé francês, elaborado na Borgonha. Ele é ótimo para acompanhar aves e massas com molhos leves. De tom rosa claro, os aromas florais e minerais se destacam.

3B Rosé Filipa Pato – para comprar, clique aqui

Espumante Rosé 3B Filipa Pato Brut 750l

Uma ótima opção para quem aprecia vinhos espumantes secos, frutados e de boa acidez. Destaque para a assinatura de Filipa Pato, uma das principais enólogas do mundo, que elabora um trabalho impecável na Bairrada, em Portugal.

Espumante Grande Reserva Blanc de Noirs – para comprar, clique aqui

Vinho Messias Grande Reserva Blanc De Noirs 2014

Para comemorar em grande estilo, a dica é esse português da uva Baga (o Blanc de Noirs significa vinho branco elaborado com uva tinta). Vai bem com aperitivos, salmão, steak tartar e carpaccio. Com cinco safras premiadas, é um rótulo seco, encorpado e de final longo e intenso.

Reguengos Reserva Branco – para comprar, clique aqui

Vinho Branco Terrazas Reserva Torrontés Garrafa 750 Ml

Elaborado no Alentejo, em Portugal, esse vinho passa por um processo que confere deliciosa complexidade e untuosidade em boca. Ótima opção para acompanhar mariscos e peixes gordos assados.

Château Reynon Sauvignon Blanc – para comprar, clique aqui

Um francês muito elegante que combina à perfeição com peixes e frutos do mar. Elaborado pela prestigiada vinícola Domaine Denis Dubourdieu, em Bordeaux, é seco e frutado, além de se destacar pela mineralidade em boca.

Cruzeiro Vinho Verde – para comprar, clique aqui

Vinho Cruzeiro dos Arcos Verde Branco 750ml

Vinho Verde nada mais é do que uma parcela de terra de Portugal que carrega muitas histórias e produz vinhos únicos e exclusivos, como o Cruzeiro. Refrescante e com ótima acidez, este rótulo impressiona com seus aromas frutados e toques herbáceos bem típicos dos rótulos dessa região.

Vivid Rosé – para comprar, clique aqui

Vivid Rosé

Com doçura marcante e feito para tomar com uma pedrinha de gelo, Vivid é um rosé interessante, criado pela Evino em parceria com a Castel Frères. Aposte na degustação com queijos como gouda, feta e brie.

O Reserva Rosé Valle del Rapel D.O. 2020 – para comprar, clique aqui

O Reserva Rosé Valle del Rapel D.O. 2020

Sub-região do Valle Central, o Valle del Rapel foi o palco escolhido para o cultivo orgânico da vinícola Emiliana Vineyards na elaboração deste rosé vegano refrescante, leve e com aquele cheirinho delicioso de frutas vermelhas maduras.

Maison Castel Classics Rose D’Anjou AOC 2018 – para comprar, clique aqui

Maison Castel Classics Rose D'Anjou AOC 2018

Apelação do Vale do Loire, uma das mais prestigiadas regiões da França, Anjou sofre influência direta do rio do Loire e, sob o clima oceânico da região, os vinhedos são beneficiados, originando rótulos memoráveis como este Rosé d’Anjou, clássico levemente doce elaborado pela renomada Castel.

Le Petit Maynne Pinot Noir, para comprar, clique aqui

Le Petit Maynne Pinot Noir

Um rótulo de uma fruta mais doce, que combina com os acompanhamentos natalinos e harmoniza com o perfume dos pratos. Ideal para ser servido com peru.

Pouca Roupa branco – para comprar, clique aqui

Vinho Pouca Roupa Branco 750ml

Elaborado em Portugal, esse vinho leve é a cara do verão: fresco e muito fácil de beber. Harmoniza com peixes, mariscos e carnes brancas com molhos delicados.

Sparkling 1913 Brut – para comprar, clique aqui

Espumante 1913 Sparkling Brut

O Sparkling 1913 (espumante nacional de Bento Gonçalves feito com a uva Chardonnay) é uma ótima escolha para “abrir os trabalhos”. Alegra os convidados e combina com entradas, canapés, castanhas e frutas secas. O espumante é um coringa na hora de harmonizar e é a bebida que representa comemorações e o amor – a cara do Natal.

Viña Marty Merlot – para comprar, clique aqui

Viña Marty Merlot

Cortes de carne de porco mais gordurosos e saborosos pedem um vinho com paladar pronunciado, aromáticos e com a acidez na medida certa para contrastar. Viña Marty Merlot, produzido por Pascal Marty, um dos grandes enólogos do Chile, reúne estas características e uma elegância ímpar aliada à riqueza aromática que é marca registrada do terroir chileno.

Tabali Pedregoso Late Harvest Gran Reserva – para comprar, clique aqui

Tabali Pedregoso Late Harvest Gran Reserva

Uma taça de Tabali Pedregoso, vinho chileno do Vale do Elqui, pode ser uma boa opção para acompanhar o panetone. Ele é feito com a uva Moscato Rosado, parcialmente atacada pelo fungo Botrytis Cinerea (famosa “podridão nobre”). O Tabali é um vinho muito elegante e fresco, com aromas delicados de damasco e mel que lembram os sabores do alimento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?